domingo, 5 de setembro de 2010

Contraponto 3212 - "Analistas econômicos já apostam em PIB de até 8% este ano"

.
05/09/2010


Analistas econômicos já apostam em PIB de até 8% este ano

Vermelho - 5 de Setembro de 2010 - 13h17

A expansão mais forte do que o previsto da economia brasileira no segundo trimestre fez com que analistas revisassem para cima suas projeções para a expansão este ano. Até o resultado divulgado ontem pelo IBGE, o mercado previa uma alta de 7% no PIB este ano. Agora, essa estimativa subiu para até 8%. Já as previsões para o próximo trimestre apontam para um PIB inferior ao 1,2% divulgado ontem pelo IBGE.
O Banco Prosper previa que o PIB de 2010 subiria 7,7%. Agora, essa variação pode atingir até 8%. A GAP Asset revisou suas projeções de 7,1% para 7,5%. A Fecomércio, por sua vez, calcula nova alta, de 7% para 7,5%. E o PIB para o ABC Brasil deve encerrar 2010 em 7,5%, e não mais em 7,3%.

— Para 2010, mesmo que não haja crescimento no segundo semestre, já temos garantido um PIB de 7%. Considerando crescimento médio de 0,7% para os próximos trimestres, chegaríamos a um resultado em torno de 7,5% — disse Luis Otavio Leal, economista-chefe do banco ABC Brasil.

Economia do Brasil só perde para a da China, diz Mantega Ele prevê, porém, que o desempenho no terceiro trimestre deverá ser menor do que o 1,2% do segundo trimestre.

— A contribuição dos gastos do governo deverá ser menor e a variação dos estoques, se já não vier negativa, deverá ser muito menor do que a observada nesse trimestre.

Silvio Campos Neto, economista do Banco Schahin, disse que as projeções do próximo trimestre foram revisadas de 1% para em torno de 0,5%.

— A economia brasileira segue um bom ritmo, ainda que existam alguns riscos como inflação — afirmou ele, que refez as projeções de 2010, de 6,9% para 7,3%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou os números do PIB no segundo trimestre e disse que, com base no patamar vigoroso da atividade econômica da primeira metade do ano, o país deve encerrar 2010 com um crescimento de pelo menos 7%. Com isso, afirmou, o Brasil coloca-se entre os países que mais crescem no mundo, atrás apenas da China.

— A economia tende a desacelerar ao longo do ano, mas, com esse resultado do primeiro semestre, já podemos assegurar que teremos um crescimento de pelo menos 7% — disse Mantega.

— Esse será o melhor desempenho em 24 anos.

O resultado é ainda melhor, segundo o ministro, porque o país cresce mais com inflação menor — em torno de 5% este ano. Para ele, o fato de a expansão do PIB do trimestre passado ter ficado acima das estimativas não deve resultar em pressão maior sobre a inflação.

Governo deve rever projeção para 7,8% Por isso, em sua avaliação, o Banco Central acertou ao suspender o ciclo de alta nas taxas de juros, na reunião da última quarta-feira, mantendo a Selic em 10,75%.

— Não acredito na volta do crescimento da inflação porque acompanho diariamente os índices e não se detecta qualquer pressão, com exceção do IGP-M influenciado pela alta nos preços do minério de ferro — disse ele.

A equipe econômica vai rever a projeção de crescimento de 2010. Embora os dados oficiais apontem que PIB subirá 6,5% e Mantega já tenha dito que ficará em 7%, os técnicos afirmam que a expansão deste ano ficará entre 7,5% e 7,8%.

Eles lembram que, mesmo que a economia não cresça no segundo semestre, a alta de 7% já está garantida.

Fonte: O Globo
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista