sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Contraponto 3258 - "Fidel acusa revista dos EUA de mal-interpretar declaração sobre socialismo"

.
10/09/2010


Fidel acusa revista dos EUA de mal-interpretar
declaração sobre socialismo


Opera Mundi - 10/09/2010 - 16:33

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro disse nesta sexta-feira (10/10) que foi mal interpretado pelo jornalista Jeffrey Goldberg, da revista norte-americana , que afirmou que o cubano dissera que o modelo econômico da ilha "não funciona mais".

Segundo Fidel, o que ele quis dizer é que o modelo capitalista não serve para os norte-americanos, nem para qualquer outro lugar do mundo e não questionar a eficácia do modelo cubano, como foi publicado na revista norte-americana.

Leia mais:
Em entrevista, Fidel aprova medidas de Raúl para reduzir o papel do Estado na economia cubana
Em primeiro discurso em 4 anos, Fidel volta a alertar para iminência de guerra nuclear
Fidel Castro: “Cheguei a estar morto, mas ressuscitei”

Para ele, ao ser questionado se o modelo cubano era algo que ainda valia a pena ser exportado para outros países estava implícita a ideia de exportação do modelo de revolução. Sendo assim, o ex-presidente diz ter respondido a questão sem qualquer tipo de preocupação, o que levou Goldberg ao interpretar sua frase “ao pé da letra” e de maneira equivocada.

“A verdade é que minha resposta significava exatamente o contrário. Minha idéia, como todos sabem, é que o sistema capitalista já não serve nem para os Estados Unidos nem para o mundo. Sendo assim, como um sistema semelhante poderia servir para um país socialista como Cuba”, esclareceu durante a apresentação de seu novo livro na Universidade de Havana.

Sionismo

Já em relação às suas declarações sobre os conflitos no Oriente Médio, Fidel disse que chegou a ser considerado injustamente um sionista por amigos árabes após condenar o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, por negar o Holocausto.

“Sempre condenei o Holocausto e em minhas reflexões expus essa posição com toda a clareza. Nunca fui inimigo do povo hebreu, sempre admirei sua capacidade de resistir durante dois mil anos as perseguições, Já os muçulmanos, durante mais de 12 séculos foram atacados e perseguidos pelos europeus cristãos, devido as suas crenças. A história deve ser admitida e recordada tal como aconteceu, com suas trágicas realidades e suas guerras ferozes”, disse.

Durante o discurso, o ex-presidente fez questão de dizer que continua considerando Goldberg “um grande jornalista, capaz de expor com maestria seus pontos de vista”. Porém, para ele, a má interpretação de suas afirmações evidencia que o jornalista norte-americano “transferiu e interpretou” suas frases ditas durante a entrevista em Havana.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista