sábado, 18 de setembro de 2010

Contraponto 3329 - Mais um Demo para o lixo da história?

.
18/09/2010


Pesquisa mostra Marco Maciel mais próximo de derrota histórica

Mais um demo para o lixo da história?

Vermelho - 17 de Setembro de 2010 - 19h29

Diante da primeira pesquisa de intenção de votos que o põe fora do Senado, o candidato à reeleição Marco Maciel (DEM-PE) optou em apostar em seu histórico como parlamentar e na receptividade de seu nome no estado para rebater os números. "Estou na rua e trabalhando. O eleitorado pernambucano é consciente e politizado", declarou o parlamentar, nesta sexta-feira (17), depois de caminhada no Mercado de São José, no bairro de Santo Antônio, no Recife.
O otimismo de seus depoimento, porém, não tem correspondência com a realidade concreta. Se a eleição fosse hoje, Maciel, um dos mais eminentes caciques do DEM (Ex-PFL e ex-Arena), não estaria eleito. É o que aponta um levantamento realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e divulgado nesta sexta-feira (17) pelo jornal Folha de Pernambuco.

De acordo coma pesquisa, Humberto Costa (PT) aparece na liderança da disputa ao Senado com 40,5% das intenções de votos. Armando Monteiro Neto (PTB) é citado por 34,1% dos eleitores e Marco Maciel obteve 25,4% das intenções de votos. O quarto colocado é o deputado federal Raul Jungmann (PPS), com 10,5%.

A pesquisa da UFPE, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) sob o número 45200/2010 e coordenada pelo Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEPD), realizou 2.526 entrevistas em 18 microrregiões de Pernambuco, entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Marco Maciel liderava todas as pesquisas no começo da campanha — mas em julho as pesquisas já mostravam um empate técnico com Armando Monteiro Neto. Apesar da queda, o senador do DEM tenta aparentar tranquilidade. "Isso não vai alterar minha conduta. Estou em plena atividade e minha posição nas pesquisas é boa. Aonde vou sou bem recebido, no Recife ou no interior. Quem escolhe é o eleitor, o povo", declarou o Marco Maciel.

Segundo Armando Monteiro Neto, o resultado "estimula" a candidatura, mas ele manterá "os pés no chão" até 3 de outubro. "A pesquisa traduz o que nós já tínhamos identificado — uma curva de crescimento consistente de nossa candidatura e a queda do senador das oposições. Vamos continuar a campanha limpa, sem atacar e agredir ninguém. Nem vamos tomar uma posição triunfalista, de já ganhou."

Todos contra o “demo”

A candidatura à reeleição de Maciel se tornou a principal disputa nesta reta final da eleição de Pernambuco. Com a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) praticamente garantida, segundo os aliados que tomam como base as pesquisas de intenção de votos, o novo norte da campanha da Frente Popular — coligação encabeçada pelo governador — é "tomar" a vaga do cardeal dos “demos” .

Segundo o presidente estadual do PT, Jorge Perez, a estratégia de intensificar as candidaturas de Costa e Monteiro Neto. Temos o desastre da candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB). Marco Maciel cai no mesmo ritmo. A não-eleição de Marco Maciel proporciona um novo momento político, pois cai o último bastião da política conservadora do DEM. É uma vitória que o estado deve a Lula e a Dilma Rousseff (PT). Estamos dando carga e acredito que essa dívida será quitada", declarou Perez.

Da Redação, com informações do iG
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista