12/08/2011
Dilma diz que Cid tem razão para reclamar
Do O Povo (CE) - 12.08.2011| 01:30
Do O Povo (CE) - 12.08.2011| 01:30
Em entrevista a rádios locais, a presidente Dilma Rousseff reconheceu a situação precária das rodovias federais no Ceará denunciada pelo governador. Ela também participou de inaugurações em Pacajus
Em meio a crise que envolve denúncias de corrupção e afeta a cúpula de ministérios do Governo Federal, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou em entrevista a emissoras de rádios locais, que o governador Cid Gomes (PSB) tinha razão em reclamar do Ministério dos Transportes pelo estado precário das rodovias federais no Estado.
Desde que o governador teceu duras críticas ao então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), praticamente toda a cúpula da pasta foi substituída pela presidente por conta de denúncias de desvios de verbas públicas. Em maio, durante solenidade no município de Sobral, Cid Gomes chegou a chamar Nascimento de “inepto, desonesto e incompetente” e afirmou que o Ministério era uma “laia” e “antro de roubalheira”.
Essa, porém, foi a única vez que a presidente tocou nas questões políticas relativas ao seu governo. Enquanto no Pecém se ateve à economia, em Pacajus, ela ressaltou as ações de seu mandato na área da saúde. “O que nós queremos é resolver o problema da população e oferecer um SUS (Sistema Único de Saúde) de qualidade”, disse, ao entregar para o governador a chave de uma das 29 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-Leste), que foi expandido, ontem, junto com a inauguração da Policlínica Regional de Pacajus.
O serviço, que antes era prestado em 17 municípios cearenses, passará a atender 41 cidades da região. A sede fica no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza e ampliará a assistência para 1,7 milhões de pessoas. A verba para a manutenção do serviço, da ordem de R$ 8,3 milhões/ano, será oriunda do Governo Federal.
Em elogios rasgados ao governador, a presidente e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), ressaltaram que o Ceará está se tornando “estado referência” na área da saúde. Pela primeira vez em visita ao Estado como presidente, Dilma destacou que tem “uma grande responsabilidade” quando vem ao Ceará. “Sei que vocês majoritariamente me deram o voto, a confiança e o apoio de vocês”, justificou a presidente, acrescentando que vai fazer por onde retribuir o crédito dos cearenses.
BASTIDORES
Por duas vezes, a presidente se engasgou ao citar o nome do deputado federal José Guimarães (PT), que estava presente na solenidade. Nas duas tentativas, ela enganchou a fala na sílaba “Gui”. Quando o engasgo passou, depois de quase 1 minuto, a presidente conseguiu pronunciar o nome Guimarães, mas se equivocou ao chamar o deputado de “senador”. “Como vocês podem ver, o Guimarães engordou. Aí o Gui ficou pesado”, brincou Dilma, arrancando sorrisos do público.
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), não compareceu ao evento. Questionado sobre a ausência da petista, Guimarães disse que estava em Brasília e não conversou com a prefeita, mas garantiu que ela havia sido convidada. “Ela é prefeita de Fortaleza. O evento é em Pacajus”, tentou justificar o deputado.
Entre vaias e aplausos, o prefeito de Pacajus, Pedro José (PSDB), agradeceu a presença da presidente no município e ressaltou a importância do consórcio entre as prefeituras de Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara e Pindoretama para a manutenção da Policlínica.
Ranne Almeida
ranne@opovo.com.br
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista