sexta-feira, 28 de maio de 2010

Contraponto 2338 - "Privataria condenada junto com tucano"

.
28/05/2010
Privataria condenada junto com tucano

É, as denúncias contra os tucanos relacionadas a fatos e detalhes ainda obscuros da privatização arquivadas pela justiça precisam ser reavaliadas e, de fato, começam a ser revistas. No processo de privataria (como tem sido chamada) promovido pelo tucanato eles torraram R$ 100 bi do patrimônio público nos oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acaba de condenar o ex-ministro das Comunicações de FHC, Luiz Carlos Mendonça de Barros a pagar uma indenização de meio milhão - R$ 500 mil - por danos morais ao empresário Carlos Jereissati, dono da Holding La Fonte (que tem entre seus empreendimentos os shopiings centers Iguatmi) sócio do consórcio Telemar, participante do leilão de privatização das teles. O valor da indenização ainda será atualizado e acrescido de juros.
É que em depoimento à Justiça Federal em 2001, Mendonça acusou Carlos pelo vazamento de conversas telefônicas suas com o então presidente do BNDES, André Lara Resende sobre a privatização do sistema Telebrás. As ligações estavam grampeadas desde três semanas antes do leilão. Por essas acusações Jereissati o processou.

Em julgamentos anteriores o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concluiu pelo entendimento de que as acusações de Mendonça contra Carlos Jereissati não caracterizavam dano moral, mas no exame do processo em instância superior, o STJ concluiu pelo contrário - "dizer que o autor (da ação, Jereissasti), homem calejado na vida de negócios, não foi atingido pelos fatos não faz sentido", considerou a Corte em Brasília. Mendonça afirmou à Folha de S.Paulo que espera a publicação do acórdão para decidir se recorre ou não da condenação.

Os tucanos não contavam com essa! Mas o fato é que, assim, as anteriores denúncias contra os tucanos relacionadas ao processo e liquidação de estatais pelos governos do PSDB-DEM precisam ser reavaliadas e revistas. Com essa deliberação do STJ temos um claro conflito de sentenças e decisões do ponto de vista político e uma condenação clara à privataria da época tucana.
ponto de vista político e uma condenação clara à privataria da época tucana...
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista