domingo, 25 de setembro de 2011

Contraponto 6336 - "Pig: dane-se a apuração da verdade. Aos inimigos a notícia iverossímel"


25/09/2011

Pig: dane-se a apuração da verdade. Aos inimigos a notícia iverossímel

Do Amigos do Brasil - Domingo 25, setembro 2011

O Jornal “O Globo” (PIG/RJ) e a revista Veja (PIG/SP), como já virou rotina, embarcam na prática do péssimo jornalismo, para atacar uma desafeta política, dessa vez internacional.

O pior é que o R7 também foi nessa, e publicou, sem qualquer fonte confiável para confirmar, uma notícia inverossímel (que tem cara de mentira, cheiro de mentira e cor de mentira).

A origem da notícia é uma fofoca publicada em uma notinha de uma coluna especializada em falar mal de autoridades de governos africanos, árabes e latino-americanos, retratando-os como se fossem “marajás” deslumbrados em Nova York.

A notinha (aqui) diz praticamente que ouviu falar que Cristina Kirchiner quando esteve em Paris comprou 20 pares de sapatos que valem US$ 5500 cada.

Detalhe: O New York Post (Não confundiu com Washington Post, nem com New York Times) é um jornal do bilionário australiano Rupert Murdoch, cujas publicações andam com problemas de credibilidade jornalística, e encrencas criminais por seus métodos.

Daí “quem conta um conto, aumenta um ponto”, e O Globo e a Veja já fizeram as contas e sacramentaram na manchete: “Cristina Kirchner compra 110 mil dólares em sapatos”, transformando aquela notinha estadunidense numa grande matéria:

A notícia tem todos os indícios de não ser verdadeira. Não é razoável alguém comprar US$ 110 mil em sapatos assim. Jornalistas decentes, se quisessem acreditar nessa história, deveriam procurar confirmação. Não fizeram. Dane-se se é mentira ou se é verdade, aos inimigos a difamação. Cristina Kirchner é considerada como inimiga “da imprensa” (daquela representada pela Globo e Veja).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista