domingo, 24 de agosto de 2014

Contraponto 14.601 - "O ataque da direita conservadora"

.
24/08/2014

O ataque da direita conservadora


Jornal O Povo - 24/08/2014

Valton de Miranda Leitão

O banco Santander numa ação tão descabida quanto politicamente absurda resolveu através de recomendação aos seus principais clientes, se intrometer no processo eleitoral brasileiro. O comunicado aos clientes com renda igual ou superior a R$ 10 mil mensais, recomenda quase explicitamente, que não votem na candidata Dilma Rousseff, porquanto isso seria em sua opinião desastroso para a economia brasileira. Naturalmente, essa intromissão configura crime eleitoral e interferência indevida nos negócios internos do Brasil. Há no mundo ofensiva do pensamento conservador de direita com a sempre pronta ajuda da imprensa mundial, no sentindo de desqualificar e desmoralizar países que não sigam estritamente os ditames dos sete mais ricos do mundo, e do FMI.


O antagonismo se tornou mais acentuado depois que os Brics se reuniram no Brasil e produziram a Declaração de Fortaleza. Aberração maior é a imprensa brasileira com seus “consultores” e economistas midiáticos, seguirem a mesma toada, tentando apontar a eleição do senhor Aécio Neves, como a salvação do país! O fato é que os Brics, propondo novo ordenamento econômico e político, tanto quanto tecnológico e cultural, incomodam os gigantescos monopólios empresariais e a rede bancária, chancelados pelos EUA.

O mal estar resulta do fato desses países que têm a frente a segunda economia do mundo, a chinesa, incomodarem a ganância desenfreada do capitalismo hegemônico, dito globalizado. Diz Roberto Amaral em recente artigo “projeta-se para a próxima década em 3% a expansão da economia mundial, mas o crescimento dos Brics está estimado em 7%.” Além disso, o PIB destes países equivale a 20% da economia global. As possibilidades de cooperação no interior do grupo vão além da economia, pois no campo cultural e científico se abrirão oportunidades. Inquieta igualmente, a substituição da rota Miami, Nova Iorque e Londres por Pequim, Moscou e Nova Deli.

O Brasil, contrariamente aos economistas midiáticos e apesar do crescimento relativamente baixo, ultrapassou a Itália e a Inglaterra, situando-se como a sexta economia mundial. A campanha contra o governo petista, iniciada com a tentativa de desmoralizar o funcionamento da Copa, afirmando que estádios e aeroportos estariam impraticáveis, agora continua noutro plano, pois a bandeira Petrobras, já não existe desde que Dilma foi inocentada pelo TCU.

O ataque agora parte da OCDE, organismo auxiliar do FMI, que ataca os Brics dentro da estratégia do mercado hegemônico. A guerra propagandística inclui sanções como as aprovadas pela comunidade europeia contra a Rússia. Por outro lado, o massacre genocida promovido por Israel com armas sofisticadíssimas contra os palestinos não recebe praticamente nenhuma censura ou sansão da democracia de fachada. A esquerda precisa dar trégua nas suas lutas internas no mundo e no Brasil para fazer frente ao avanço do inimigo político em quase todas as frentes de luta.


Valton Miranda Leitão . Psiquiatra. valtonmiranda@gmail.comr

 .

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista