quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Contraponto 1267 - "PIG: golpismo virou pauta permanente"


28/01/2010
PIG: golpismo virou pauta permanente


O outro lado da noticia - Postado em 28 de janeiro de 2010 por osvaldobertolino |

Ao ler e ouvir o noticiário de hoje em dia, a lembrança é inevitavelmente remetida aos anos 60 e 70, quando a mídia agitava febrilmente a bandeira do golpismo. No Brasil, muitos grupos dizem que combateram a ditadura militar — uma falácia que não engana nem uma criança. Todos os grandes monopólios apoiaram os gorilas de 1964 e foram devidamente recompensados por isso.

Divergências que surgiram no curso do regime discricionário ficaram no campo da direita — nenhum deles desafiou abertamente os fascistas. Com o fim da ditadura, eles se bandearam de mala e cuia para o projeto neoliberal. Agora, com o retumbante fracasso desse regime, passaram a tremular a bandeira do golpismo.

Vi ontem de passagem nos telejornais da Rede Globo de Televisão a exploração torpe da punição aos canais golpistas da Venezuela — submetidos à lei por desafiar o Estado de Direito daquele país — e da posse do presidente aliado dos facínoras que depuseram Manuel Zelaya em Honduras.

A apresentadora do Jornal da Globo, Cristiane Pelajo, deu a manchete da partida do presidente legítimo do país dizendo: “Já vai tarde!”. Com ênfase no “tá”. O Jornal Nacional ouviu diplomatas direitistas em uma matéria que se contorceu e requebrou para associar o golpe dos gorilas hondurenhos ao processo revolucionário na Venezuela.

O alvo era a progressista política externa brasileira — que confronta com a meca da mídia, os Estados Unidos. Cinismo, falsidades e pregação golpista deram o tom à matéria. Não restou dúvida que o golpismo entrou definitivamente na pauta da mídia latino-americana.

No Brasil, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, cobrou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha um padrão para julgar representações contra campanhas eleitorais antecipadas. A regra deveria valer para esses lixos produzidos pela mídia golpita — que está fazendo propaganda eleitoral direitista 24 horas por dia.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista