domingo, 31 de janeiro de 2010

Contraponto 1288 - Ligações perigosas (I e II)

.
31/01/2010
-I-

Em visita a Honduras, Uribe reafirma apoio a Lobo e anuncia acordo militar

Gustavo Amador/EFE


Opera mundi 30/01/2010 | Marina Terra/Da Redação | Tegucigalpa

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi recebido hoje (30) em Honduras pelo presidente Porfírio Lobo, durante uma visita oficial para manifestar seu apoio às novas autoridades de Tegucigalpa. Segundo Uribe, a Colômbia deseja firmar um acordo bilateral a nível militar e de segurança com os hondurenhos.

“Expresso nossa admiração com o grande povo de Honduras, que deu ao mundo um exemplo de dignidade na firmeza e na autonomia”, disse Uribe ao final de uma reunião com Lobo, de acordo com o El Tiempo. Ele pediu à comunidade internacional que aceite o governo do novo presidente, eleito após votação realizada em meio ao regime de Roberto Micheletti.

Gustavo Amador/EFE

Uribe foi um dos poucos chefes de estado que não condenou o golpe de Estado em Honduras

Militares do alto escalão fizeram um tributo ao mandatário colombiano e a sua comitiva de ministros. "Uribe veio felicitar o presidente Lobo e reafirmar o apoio da Colômbia aos esforços que está fazendo para alcançar a reconciliação nacional", informou à AFP a embaixadora de Bogotá em Tegucigalpa, Sonia Pereyra.

Honduras foi excluída da comunidade internacional após o golpe que retirou o presidente Manuel Zelaya do poder, mas Uribe foi um dos poucos presidentes que deu apoio ao país durante a administração do regime de Micheletti.

Acordo

A visita de Uribe também tem o propósito de "negociar um plano de ação de segurança, concretamente, para combater a delinquência organizada", particularmente o narcotráfico, observou Pereyra.

"Vamos empreender uma luta contra o crime organizado e vamos abordar temas como terrorismo e narcotráfico. Estamos agradecidos por este apoio", disse o ministro de Defesa, Oscar Alvarez. De acordo com informação da rádio RCN, o acordo deve ser delineado a partir de 15 de fevereiro.

Honduras é um dos países mais violentos da América Central, perdendo somente para El Salvador, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas).

Após a chegada, Uribe e Lobo dirigiram-se para a residência oficial, para uma reunião privada. Uribe deve regressar à Colômbia ainda hoje.


-II-

EUA e Honduras dizem ter reatado laços

Vermelho - 30/01/2010

O novo presidente de Honduras, Porfirio Lobo, e o embaixador dos EUA no país, Hugo Llorens, deram ontem por "praticamente normalizadas" as relações entre os países após a crise causada pelo golpe de Estado contra Manuel Zelaya.

Lobo e Llorens se encontraram ontem em Tegucigalpa, dois dias após a posse do presidente. "Muito me alegra que hoje, com a visita do senhor embaixador, estejamos normalizando praticamente a relação com os EUA", afirmou Lobo.

Depois do golpe de 28 de junho passado, os EUA congelaram ajuda econômica a Honduras e passaram a não reconhecer diplomatas do país. Llorens afirmou ontem que o caminho está aberto para a retomada da cooperação a Honduras em áreas como combate ao narcotráfico e ao crime organizado.

Segundo país mais pobre da América Central, Honduras tem quase metade de sua economia -baseada na exportação de itens como banana e café- vinculada aos EUA -exportações ao país representam 30% do PIB, e remessas de hondurenhos que vivem nos EUA (cerca de 1,3 milhão), outros 22%.

De acordo com a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), a economia de Honduras se retraiu 3% durante o ano de 2009, e deve ter o menor crescimento da região em 2010 -1,5%. Os sete meses de crise política agravaram a situação. Lobo recebeu o governo com US$ 500 milhões em caixa, mas com dívidas externa e interna em US$ 4,5 bilhões.

Segundo o novo ministro hondurenho das Finanças, William Wong, a recuperação econômica dependerá da reinserção internacional. "Temos que chegar ao reconhecimento de organismos internacionais para que nos façam desembolsos e sigamos adiante."

Fonte: Folha de S.Paulo
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista