01/08/2010
Montenegro "bola nossa": a bola mais fora da campanhaDo Blog do Nassif
Enviado por luisnassif, sab, 31/07/2010 - 19:20
Por Fernando Oliveira
Saravá, Nassif. Só por curiosidade (E não por crueldade, é claro!) gostaria de de pedir licença a suncê, nobre zifio, pra reproduzir aqui algumas pérolas premonitórias, do Babaloribope Pai Monte Negro de Ogum... Ê, ê...
Em 29 de abril do ano passado, Montenegro opinou no Montenegro opinou no blog do Ricardo Kotscho : “Dilma deve, num primeiro momento, manter os mesmos índices anteriores. A transferência de votos do presidente Lula para ela chegará mais adiante a um patamar de 15%. A partir daí, será difícil conquistar cada ponto a mais.”
Um dia antes, havia declarado ao Blog dos Blogs e à coluna Coisas da Política do Jornal do Brasil:
“Tudo indica que Dilma Rousseff chegará ao final da campanha com cerca de 15% a 17% dos votos. O favorito continua sendo o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). E, se ninguém mais se projetar, é grande o risco de a eleição ser decidida no primeiro turno. O Ciro Gomes (PSB), por exemplo, sai com 14%, mas pode acabar com 6%, 5%, 4%.”
Em julho, quando pesquisa do DataFolha detectou uma queda de oito pontos percentuais na vantagem de Serra sobre Dilma, Montenegro insistiu – “Continuo com a mesma opinião. Defendo tudo aquilo que disse antes” – sob a seguinte argumentação:
“As pesquisas mostram que ela já é conhecida de cerca de 80% do eleitorado. Serra é conhecido de 90% e tem manifestações de votos próximas de 40%. Dilma, com 80% de conhecimento, só tem 16% das pessoas dispostas a elegê-la. Acho que a ministra, sim, está chegando ao teto. Vamos olhar a rejeição à Dilma: bateu em 32,4%. É muito alto. Maior do que a do Aécio e a do Serra.”
Na sexta-feira a reportagem do iG ouviu Montenegro sobre suas previsões do passado e a pesquisa atual.
“Eu não acredito que disse aquilo. Deve haver algum engano. Numa eleição polarizada, com praticamente dois candidatos apenas, como é que eu poderia achar que a Dilma pararia em 20%? Até o Alckmin teve 40% contra o Lula…”
Diante da insistência da reportagem, Montenegro, então, pôs um ponto final no assunto:
“Estamos em março e é muito cedo para futurologias. Fatos importantes ainda estão para acontecer. O Serra ainda vai definir seu vice. Vêm as convenções partidárias de junho. Vamos ver depois como fica.”
__________________
PITACO DO ContrapontoPIG
Vamos esperar o que o "Bola Nossa" vai dizer se a Dilma vencer logo no primeiro turno...
__________________
..
Tenho gravado um cometário feito pelo Merval Pereira ao Csrlos Alberto Sardenberg, quando ele fala do que lhe disse o dono do IBOPE.
ResponderExcluirTudo que está neste texto de hoje em seu blog, Sr. Saraiva, é o que comentou Merval no ano passado.
Caro Pedro Bueno: O Contraponto 2904 reproduz um artigo de Fernanda de Oliveira publicado no Blog do Nassif. Abs Célvio
ResponderExcluir