domingo, 5 de setembro de 2010

Contraponto 3208 - "Caso da Receita fracassou. Quem diz é a Folha"

.
05/09/2010
Caso da Receita fracassou. Quem diz é a Folha


Tijolaço - 04/09/2010

Brizola Neto

Se o Datafolha ainda insiste em possibilidades sinistras de recuperação de Serra, alimentadas sempre por casos policialescos, o colunista da Folha de S.Paulo, Fernando Rodrigues, afirma categoricamente em seu blog que o “Receitagate”, como batizou o caso dos vazamentos de dados da Receita Federal, não funcionou eleitoralmente.

Discordo radicalmente da expressão “Receitagate”, que tenta equivaler um caso ainda muito mal explicado e com possibilidades de estar restrito à disputas internas do próprio tucanato, ao famoso “Watergate”, que levou o presidente Nixon à renúncia, mas o reproduzo com a certeza de que a mídia o assumirá de agora em diante para estabelecer as devidas ressalvas.

Mas o que é importante é que o colunista da Folha reconhece que o assunto foi “bombardeado” na cabeça do eleitor, inclusive com a prestimosa contribuição do jornal em que ele escreve, mas que a pesquisa do Datafolha mostrou que isso não serviu para nada, já que Dilma subiu um ponto, e Serra caiu outro, aumentando a diferença entre os dois de 20 para 22 pontos.

O colunista vai além ao indagar se a “estratégia serrista” ainda pode funcionar até 3 de outubro. Ele considera que o fato de um petista de “baixíssimo escalão” ter requerido fradulentamente a delcaração de IR da filha de Serra não atinge diretamente a Dilma. A colocação do colunista é interessante, pois ele reduz o tal contador ao que ele realmente é, um nada, o que contraria a manchete do seu jornal, justamente destinada a proclamara que o dito cujo foi militante do PT. Como influente jornalista da Folha, ele deveria dizer ao comando da redação que manchtes não se destinam a personagens de “baixíssimo escalão”.

O colunista da Folha argumenta a sua análise com o fato, provado pela pesquisa do Datafolha, de que a “massa” mais interessada no processo eleitoral já está a par do tema explorado a exaustão por Serra e não se indignou. Ou seja, 51% já assistiram a propaganda eleitoral, não cairam no trololó de Serra e consideram que Dilma está se saindo muito melhor.

Juntando esta parcela aos que viram sua vida melhorar durante o governo Lula e sabem que Dilma é quem vai dar continuidade a esta política o cenário se fecha. É lógico que a disputa não está encerrada. O próprio colunista da Folha ressalta o pouco efeito do episódio da Receita se ele “continuar circunscrito ao que já se sabe”. Assim como Datafolha, deixa sempre um espaço aberto para novas campanhas sórdidas.

Mas continuamos com a verdade ao nosso lado e ela nos levará a vitória em 3 de outubro.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista