domingo, 30 de novembro de 2014

Contraponto 15.474 - "O valor de 'Morte e Vida Severina' na atualidade"

.
30/11/2014

O valor de "Morte e Vida Severina" na atualidade

 

.
 


 Por Marcus Filgueiras

A todos os nordestinos

João Cabral de Melo Neto descreveu a dor daquele que sai da sua terra como um ato de sobrevivência e não como uma opção de vida. A “vida severina” não é uma escolha.
.
Ninguém escolhe nascer onde a terra é mais dura, mais seca. Ninguém escolhe nascer em uma família pobre, em lugar onde não há escola, hospital e onde falta comida e até água. Ninguém escolhe “morrer de velhice antes dos trinta”.
.
Quando Severino, aquele que não tem outro nome pia, vai aproximando-se do Recife e encontra uma “terra doce para a vida e para os pés”, pensa consigo mesmo: “para quem lutou a braço contra a piçarra da Caatinga, será fácil amansar esta aqui, tão feminina.”
.
Severino chega a perguntar-se quando avista o canavial verde: “Por onde andará a gente que tantas canas cultivam?” E ele mesmo se responde que “estão feriando”, pois nesta terra “tão doce, tão fácil e tão rica” não se precisa trabalhar “todas as horas do dia”. 
.
Há muita diferença de infortúnio entre as pessoas. Não se pode duvidar.
.
Lamento quando escuto que ajudar aos pobres é criar vagabundos. E mais triste fico quando alguém diz que o pobre que não consegue “subir na vida” é por preguiça, malemolência.  E que, portanto, ajudá-lo significa cultivar o ganho fácil. Não é verdade. Pobre é valente, digno e precisa é de oportunidade. Mas há quem negue essa evidência fundamentando-se na exceção.
.
De qualquer forma, suspeito que negar tal evidência é uma forma de esconder o seguinte: está julgando o outro a partir do critério com o qual age, ou seja, quanto mais se tem, mais se quer ter e de modo mais rápido e fácil. Essa lógica se pode ver em qualquer manual básico de administração ou de empreendedores. Explico-me para não criar confusão.
.
Nada contra usar a racionalidade e o conhecimento para trabalhar melhor, mais eficiente, mais rápido. Nada contra a “optimização dos processos produtivos”. Nada contra o aumento dos lucros das empresas.
.
No entanto, o que não se pode fazer é achar que todos estejam nesta mesma situação. Não. Os que estão buscando “melhorar processos de produção” e incrementar os ganhos têm as necessidades básicas satisfeitas. A diferença é brutal para quem não tem. A diferença vai da dignidade à força.
.
Os números do programa Bolsa-Família (BF) demonstraram que o pobre não agiu como aquele que quer ganhar sem fazer nada; que quer deixar o emprego para viver exclusivamente do auxílio, como muitos profetizaram.
.
O lamentável é que uma organização internacional teve que fazer uma pesquisa independente no Brasil para que o mundo pudesse conhecer, estudar e, em notáveis casos, adotar o programa.
.
Antes disso, os grandes jornais, que tinham por obrigação constitucional informar, preferiram reduzir o programa aos casos de fraudes que não o traduzem, simplesmente porque são as exceções.
.
“Defender pobre?” Tem gente que apenas diz que está cansado dessa conversa de gente “politicamente correta” ou de “defensores de direitos humanos”. E ironizam: “então, levem um pobre para casa!” Mas há quem vá mais longe para tentar dar um ar messiânico e divino: “a Bíblia diz que sempre haverá pobres e ricos”.
.
Pois bem, para os primeiros, é melhor não responder, pois o que apresentam não é sequer argumento. Para a ironia, o silêncio.
.
Para os que usam a Bíblia, rogo que façam uma leitura coerente: se existem pobres e ricos – e é verdade – estendam a mão, portanto. Ajudem ao seu irmão. Toda ajuda será bem recebida. Pode-se doar desde carinho, atenção, tempo, oportunidade e até o pão concretamente.
.
Talvez ainda alguém possa me perguntar: leitura coerente da Biblia? Coerente com o que, meu amigo? Sim, coerente com o amor do personagem principal deste livro tão especial: “(...) eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede e me destes de beber (...).” (Mateus, 25, 35-36).
.
O Estado, como uma forma de manifestação organizada da sociedade, tem papel fundamental para criar condições para que todos tenham a mesma oportunidade. Quem nasceu na terra seca e mais dura deve ter preferência, porque o seu infortúnio foi maior.
.
E, por favor, não venha com essa história chata de que isso é comunismo. A Declaração Liberal de Oxford, de 1967, é expressa ao defender que “o aumento da riqueza deveria destinar-se a promoção da igualdade de oportunidades (...)” (El liberalismo en el mundo de hoy, Fundación Friedrich Naumann, Bogotá, p. 12). Não se pode ser liberal somente na liberdade da acumulação, mas se deve sê-lo também para garantir as oportunidades iguais.
.
Mas alguns ainda podem dizer: não se pode dar o peixe, tem que ensinar a pescar. O BF não ensina a pescar, porque “dá de mão beijada”. Então, pergunto: como ensinar a pescar àquele que sequer conta com uma vara para pescar, uma isca e forças para chegar até o rio? Ensinar a pescar pressupõe também abrir a maleta de primeiros socorros para resgatar o brasileiro da vida severina.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista