segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Contraponto 15.776 - "Após atacar médicos cubanos, Globo agora diz que 37% dos médicos brasileiros fazem parte da 'máfia das próteses' "

.
05/01/2015

Após atacar médicos cubanos, Globo agora diz que 37% dos médicos brasileiros fazem parte da “máfia das próteses”


 

Diário do Brasil - 05/01/2015

 

medical


Já imaginou médicos que mandam fazer cirurgias de próteses sem necessidade, só para ganhar comissão sobre o preço desses implantes?

Ou então gastar muito mais material do que o necessário, também para faturar um dinheiro por fora? Esses golpes milionários, dados pela máfia das próteses, são o tema da reportagem de Giovanni Grizotti, que você vai ver agora.

O Fantástico revela um retrato escandaloso do que acontece dentro de alguns consultórios e hospitais do Brasil. O Fantástico investigou, durante três meses, um esquema que transforma a saúde do país em um balcão de negócios.

O repórter Giovani Grizotti viajou por cinco estados e se passou por médico para flagrar as negociatas. Empresas que vendem próteses oferecem dinheiro para que médicos usem os seus produtos.

Presentes e pagamento de comissões a médicos

A oferta de presentes e o pagamento de comissões a médicos é uma prática comum, e não vem de hoje. Foi o que concluiu uma pesquisa do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, entre 2009 e 2010. Trinta e sete por cento dos entrevistados admitiram que receberam presentes com valor superior a R$ 500 nos 12 meses anteriores à pesquisa. E o assédio começa cedo, logo na faculdade: 74% dos entrevistados disseram que receberam ou viram um colega receber benefícios da indústria durante os seis anos do curso de medicina.

“O Código de Ética Médica veda essa interação, com o intuito de vantagens, com a indústria e/ou a farmácia. Óbvio que as punições são previstas em lei. Estabelece desde uma censura e a até mesmo a cassação do exercício da profissão”, explica Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina.

Mas não é a ética que preocupa os vendedores de próteses que pagam comissões a médicos.
“A gente sabe que esses órgãos não vão discutir nada disso, porque isso é uma discussão sem fim”, diz um vendedor.


(confira a reportagem completa no G1)

.

Um comentário :

  1. Novamente a iniciativa privada, corruptora, e ai representada pelos vendedores de próteses, é o agente corruptor, aquele que em sua natureza já é corrupta, é o menos combatido, punição para os corruptos e corruptores, a punição maior para o corruptor, por instigar, e oferecer a corrupção, ai sim quem sabe um dia teremos uma geração de empresários não corruptores.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista