segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Contraponto 109 - Mais manipulação da Folha

.
Jornalismo de encomenda

por José Dirceu15/08/2009 09:17

Essa é a melhor definição para o que a Folha pratica ...

Essa é a melhor definição para o que a Folha pratica quando desinforma sobre os tucanos e, principalmente, sobre José Serra. Hoje, o jornal trata da crise do Rio Grande do Sul e sobre a provável candidatura a reeleição de Yeda Crusius, afundada em denúncias de corrupção, uma CPI e um pedido de impeachment, dizendo que os tucanos temem que os fatos no Rio Grande do Sul atinjam a campanha de Serra. A depender da mídia, isto não acontecerá já que tanto o jornal paulista quanto a Rede Globo têm escondido da sociedade até a legenda, PSDB, da governadora. Também escondem que seu partido tem dado a ela todo apoio, começando pela nota do presidente, líderes da Câmara e Senado e os quatro governadores, incluindo José Serra.

A forma neutra ou mesmo o ocultamento dos fatos e dos acontecimentos, como o suicídio de um dos assessores da governadora, até agora não esclarecido pela polícia de Brasília, onde ocorreu o incidente, tem sido uma regra que se confirma na matéria da Folha de hoje, com o título “Serra teme dano a sua candidatura”. No final do texto, diz que Serra “terá ainda que conter a insatisfação de deputados estaduais com a retenção de R$ 1 milhão da cota de emendas individuais, que foi acordada em R$ 3 milhões.”

Assim somos informados que em São Paulo, no governo tucano, as emendas parlamentares são moeda de troca entre o governo Serra e os deputados. Como vemos, aqui é um fato normal, corriqueiro. Já em Brasília a Folha trata do tema em manchetes e com títulos agravados, contendo palavras de efeito como fisiologismo, é dando que se recebe, compra de votos, etc, numa demonstração explicita de jornalismo de encomenda.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista