quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Contraponto 318 - Lula em Nova York


23/09/2009


Costurando relações políticas e comerciais pelo mundo

Blog do Planalto, terça-feira, 22 de setembro de 2009 às 21:19


Presidente Lula discursa em Nova York, onde manteve encontros com lideranças políticas de diversos países. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A agenda do presidente Lula hoje, em Nova York, foi uma perfeita síntese da política do governo brasileiro de promover costuras políticas e comerciais com o maior número de países pelo mundo. Além de se encontrar com líderes de países europeus e da Oceania, Lula reuniu-se com representantes de dois bancos de fomento -- o Africano de Desenvolvimento e o Interamericano de Desenvolvimento (BID). À noite, participou de jantar oferecido pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na sede da ONU em Nova York, onde participa nesta quarta-feira (23/9) da Assembléia-Geral da ONU.

Ao longo desta terça-feira (22/9), o presidente brasileiro teve audiências com os primeiros-ministros José Luiz Zapatero (Espanha), John Key (Nova Zelândia) e Gordon Bejnai (Hungria), e o presidente Viktor Yushchenko, da Ucrânia. Também se encontrou com Donald Kaberuka, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, e Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em entrevista concedida no início deste mês a correspondentes estrangeiros no Rio de Janeiro, o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim explicou quais os principais pontos da atual política externa brasileira. Confira:



Posts relacionados

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista