segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Contraponto 366 - América do Sul - África


28/09/2009


América do Sul e África têm que ter sua própria bússola


Foto oficial de encerramento da II Cúpula América do Sul-África.
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Blog do Planalto - domingo, 27 de setembro de 2009 às 18:01

Países sulamericanos e africanos precisam procurar novos mecanismos e novas formas de relações para superar problemas comuns e não ficarem dependentes apenas “da bússola dos chamados países desenvolvidos”, afirmou o presidente Lula em seu discurso na II Cúpula América do Sul-África (ASA), que foi realizada neste fim de semana em Isla Margarita, na Venezuela. Após participar de cerimônia de assinatura do ato que constitui o Banco do Sul com presidentes sulamericanos presentes à Cúpula, Lula afirmou que a diversificação de suas relações evitou que os países da América do Sul e da África sofressem tanto com a crise econômica.

Eu queria que vocês saíssem daqui com a certeza de que o século 21 pode ser o século da África e pode ser o século da América Latina e da América do Sul. Basta que a gente tenha clareza de que nós dependemos muito mais das nossas decisões do que dos sonhos, das ajudas externas que muitas vezes passamos todo o século 20 esperando e estamos esperando no século 21.

Vocês percebem claramente que na época da crise todos os países ricos que defendiam o livre comércio foram os primeiros a se fechar no protecionismo. Os países africanos são testemunha da tentativa enorme que nós fizemos para negociar a Rodada de Doha, sobretudo, pensando em abrir um mercado agrícola europeu para os países africanos e não conseguimos. E não sei se vamos conseguir abrir para que os países da África que produzem pouca coisa, tenham, no mínimo, acesso a um mercado dos países ricos, para não continuarem recebendo as ajudas em alimentos subsidiados dos países ricos.

Leia aqui a íntegra do discurso do presidente Lula na II Cúpula América do Sul-África. Para ouvir o discurso, clique abaixo:

Posts relacionados

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista