terça-feira, 29 de setembro de 2009

Contraponto 375 - Lula: homenagens, títulos, prêmios


29/09/2009


Homenagens

Todos os diplomas do presidente

Lula mesmo cansa de repetir que chegou ao Planalto sem título algum, mas em menos de sete anos de mandato já acumula 263 condecorações, desde o prestigiado Príncipe de Astúrias ao inusitado Pinguim Imperador

Do Correio Brasiliense por Flávia Foreque - 20/07/2009


Foto Ricardo Stuckert/PR
Lula recebe o Príncipe de Astúrias:
entre os brasileiros, apenas ele e
FHC foram agraciados com a condecoração



Fotos: Monique Renne/CB/D.A Press, Carlos Silva/Esp. CB/D.A Press







Os títulos contam a história do sindicalista que governa o país. O primeiro e mais significativo, de torneiro mecânico pelo Sesi, de 1963. Depois, o de chefe do Executivo. Em seguida, os importantes Príncipe das Astúrias, de 2003, e da Ordem do Banho, em 2006







Entre as centenas de condecorações, há curiosidades. A primeira da fila é a de Criadores de Zebu, depois a do mérito industrial. As duas últimas da sequência foram dadas por países do norte africano, como a Líbia, governada pelo ditador Muammar Khadafi, e a Argélia

Em dezembro de 2002, o recém vitorioso das eleições Luiz Inácio Lula da Silva chorou e emocionou os presentes ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao ser diplomado presidente. Lembrou que em sua trajetória política foi acusado, muitas vezes, de não ter curso superior. “Ganho meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país”, destacou, em discurso que se tornou célebre.

Oito anos mais tarde, quando deixar a Presidência, ele sairá do governo levando na mala títulos de dar inveja a qualquer PhD. Hoje, perto do sétimo ano de mandato, Lula já acumulou 263 diplomas de diversas origens.

“Quanto mais exposto ele está, mais as pessoas querem homenageá-lo”, explica Cláudio Soares Rocha, chefe da Diretoria de Documentação Histórica (DDH) da Presidência da República, que registra os diplomas, desde aqueles de participação em palestras até títulos da nobreza britânica. Um dos documentos de maior destaque é o Príncipe de Astúrias, prestigiado prêmio da nobreza europeia. Lula foi premiado por sua cooperação internacional, em 2003. “É um Nobel da Espanha”, compara Rocha. O documento é acompanhado de uma escultura do artista espanhol Miró, além da quantia de 50 mil euros. Entregue desde 1981, apenas Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram os brasileiros homenageados com o Príncipe de Astúrias.

A família real da Inglaterra também prestou homenagem ao ex-metalúrgico. Há três anos, Lula recebeu o título de Cavaleiro honorário da Grã-cruz da ilustre ordem do banho. Conta a lenda que os cavaleiros medievais, no retorno das batalhas, faziam uma pausa estratégica na cidade de Bath (“banho”, em inglês) antes de se apresentarem ao rei e serem condecorados por ele.

Apesar do reconhecimento internacional, os prêmios nacionais são os mais numerosos. E dos mais diversos tipos: desde título de doutor honoris causa até certificado de participação em palestra. E a concorrência para dar um título ao presidente parece ser grande. Em 2004, Lula recebeu diploma de “sócio benemérito” da Associação do Boi caprichoso, uma das agremiações do Festival Folclórico de Parintins, realizado anualmente no Amazonas. Sem perder tempo, o adversário Boi Garantido entregou no mesmo dia ao petista título idêntico. Presente em solenidades ao lado do marido, a primeira-dama também é homenageada em viagens do presidente. Quando Lula visitou a base brasileira na Antártida, em fevereiro do ano passado, foi agraciado com o título de Pinguim Imperador. Dona Marisa, que integrava a comitiva presidencial, recebeu por sua vez o título de Pinguim Adélia.

Antes da posse

Quando referiu-se ao “primeiro diploma” no emocionado discurso do TSE, Lula usou uma licença poética, provavelmente. Ele já acumulava 73 diplomas, em sua maioria nacionais. Boa parte confirmava a participação do ex-metalúrgico em palestras ou concedia título de cidadão honorário. Mas o mais significativo deles foi entregue a Lula em 1963, quando o futuro sindicalista recebeu certificado da escola Senai pela conclusão do curso de torneiro mecânico. O documento foi o único a ser restaurado pela equipe de documentação histórica. A estrutura do papel foi reintegrada e o papel foi higienizado.



"Quanto mais exposto ele está, mais as pessoas querem homenageá-lo”
Cláudio Soares Rocha, chefe da Diretoria de Documentação Histórica (DDH)


“Intensivão” em oito anos

O presidente Lula recebeu condecorações nacionais e internacionais, desde homenagem do papa a diploma de conselheiro do Corinthians.

2003 – 63

2004 – 32

2005 – 33

2006 – 33

2007 – 37

2008 – 36

2009 – 29

Total: 263










_____________________
PITACO DO ContrapontoPIG

O metalúrgico foi longe.

Imaginem se o Lula fosse um sociólogo, daqueles que mandam esquecer o que escreveram...

Imaginem, também, se o Lula fosse, pelo menos, um engenheiro ou economista mesmo com curso superior incompleto...
_______________________

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista