sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Contraponto 339 - Ciro: duas candidaturas governistas


25/09/2009


Ciro Gomes e a tese das duas candidaturas governistas

Carta Capital
Celso Marcondes 25/09/2009 11:57:43

A nova pesquisa CNI/Ibope para as eleições presidenciais, divulgada neste dia 22, apresenta algumas novidades. No cenário mais provável no momento, aquele que reúne o governador José Serra, a ministra Dilma Roussef, o deputado federal Ciro Gomes e a senadora Marina Silva - e exclui a ex-senadora Heloisa Helena -, tanto Serra como Dilma perdem preciosos pontos para Ciro e Marina.

Segundo o Ibope, Serra teria 35% dos votos, Ciro 17%, Dilma 15% e Marina 8%. O deputado supera a ministra Dilma em dois pontos. Um “empate técnico”, com sabor de vitória para Ciro, enquanto que a senadora Marina, na sua primeira aparição em pesquisa do instituto, crava respeitáveis 8% das intenções de voto.

Se lembrarmos que a menos de três meses discutia-se como grande a possibilidade de vermos as eleições resumidas a um embate entre apenas dois dos candidatos, um da situação e outro da oposição, a pesquisa agora registra que o cenário que se desenha é outro. Não haveria mais como se falar de “plebiscito”, de um “sim” ou “não” ao presidente Lula.

Ciro e Marina aparecem como candidatos competitivos, afetando as performances dos dois anteriores favoritos, que, importante frisar, contam até aqui com muitos maiores recursos para aparecerem para a sociedade. Sintomaticamente, a pesquisa aparece num momento em que o governador Serra vinha intensificando sua agenda nacional e os gastos de publicidade do governo estadual. Assim como, do lado do governo federal, a pesquisa surge quando se decretava a saída do Brasil da crise econômica mundial e o pré-sal virava assunto também de generosas campanhas publicitárias na mídia.

Agora, o deputado Ciro Gomes e o PSB ganharam boa munição para sua tese, que defende a necessidade de serem lançados dois candidatos, e não só Dilma, na chamada base governista. A ponto do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, vir a público para dizer que já saiu dos planos do partido a transferência do domicílio eleitoral do deputado do Ceará para São Paulo.

Já o presidente Lula, que na mesma pesquisa viu seu índice de aprovação subir para espetaculares 81%, seguramente esperava que o grau de “transferência de votos” do seu balaio para o de Dilma estivesse agora mais elevado. Como isso não ocorreu, é certo que nos próximos dias terá que ouvir mais questionamentos sobre sua estratégia eleitoral.

Do lado tucano, ao contrário do que muita gente esperava, Serra teve que amargar perda de votos, para Ciro e Marina. Quando esta apareceu pela primeira vez como eventual candidata, falou-se muito que a ministra Dilma seria a grande prejudicada, mas não foi o que a pesquisa mostrou. No principal cenário pesquisado, ela perde 3% dos votos em relação à pesquisa anterior, enquanto que Serra perde 4%.

Serra também não pode festejar sua hegemonia na disputa com o governador Aécio Neves pela candidatura do PSDB. Se a pesquisa mostrou que o governador de São Paulo fica bem à frente de Aécio quando este surge para substituí-lo (35 a 13%), não é menos verdade que ela deu munição aos argumentos do mineiro, quando ele diz que Serra já teria atingido seu teto e que ele, Aécio, teria maior perspectiva de crescimento ao longo da campanha.

Claro que estamos ainda bem longe das eleições e que a sociedade não está nada preocupada com o assunto. Mas as pesquisas sempre ajudaram a inflar ou esvaziar as articulações dos partidos e dos minoritários setores sociais e grupos de interesses que se preocupam cotidianamente com a política. Nas mesas dos escritórios destas pessoas, a pesquisa deve estar dando motivo para muitas conversas e conjecturas.
.

Um comentário :

  1. Não concordo com tudo não, vejo que a tática da oposição, funcionou, antes era Serra e Dilma, sabe-se que Dilma levaria vantagem por ter apoio de Lula e Serra por ser cria de FHC, eles a opisição influenciou a candidatura de Marina, com objetivo do eleitorado femenino e emfraquecer Dilma, eles não contavam com a chegada de Ciro este sim tirou muitos votos de Serra, são votos da elite que não tem simpatia por lula, mais não concordam com Serra, espero que no inicio da Campanha Ciro dispute a Governador de São Paulo, ai a briga vai ser grande.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista