quarta-feira, 28 de abril de 2010

Contraponto 2062 - "Líder do governo diz que Lula aceita reajuste de 7% a aposentados"

.
28/04/2010


"Líder do governo diz que Lula aceita reajuste de 7% a aposentados"


Portal Vermelho - 28 de Abril de 2010 - 0h59

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) afirmou nesta terça-feira que o governo aceitará conceder um reajuste de 7% aos aposentados caso haja consenso no Congresso em torno desta proposta. Vaccarezza, juntamente com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o reajuste.
Tanto Vaccarezza quanto Jucá sinalizaram que o presidente Lula sancionaria o reajuste de 7%. "Se a Câmara aprovar 7%, não terá nenhum problema. Eu dou minha palavra", disse Vaccarezza. "Se aprovar 7%, com acordo de líderes no Congresso, fortalece a sanção do presidente Lula", garantiu Jucá.

A proposta original do governo prevê reajuste de 6,14% para os aposentados. Alguns ministros disseram que qualquer reajuste superior seria vetado. Porém, segundo os líderes do governo, há uma disposição do presidente em aceitar 7%.

"Se chegar num acordo de 7% na Câmara e no Senado não tenho dúvida que vai chegar redondo para o presidente Lula aprovar", disse Jucá.

Segundo Vaccarezza, a proposta de 7% significa um grande esforço do governo e que um valor superior é insustentável. "Não haverá nenhum centavo além de 7% no meu relatório", disse o líder do governo na Câmara.

Mais cedo no Congresso, o líder do PDT na Câmara, deputado Dagoberto (MS) disse que Lula não deverá vetar um aumento maior do que o sugerido pelo governo, que é de 6,14%. "O que todos os líderes e centrais avaliaram é que o presidente Lula não vai vetar, ele é muito sensível às causas dos trabalhadores e no dia 1º de maio ele vai dar um presente a todos os trabalhadores", disse.

O deputado Paulinho da Força (PDT-SP) também não acredita no veto presidencial e aposta num acordo para votação da matéria no Senado ainda nesta quinta-feira (29). "Entrei hoje com um requerimento de preferência de votação. Queremos pelo menos a leitura do relatório e o mais provável é que a votação fique para amanhã. Vamos conversar com o Michel Temer para fazer um acordo e encaminhar esse texto imediatamente para o Senado após a votação na Câmara", afirmou.

Fonte: Terra
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista