segunda-feira, 25 de junho de 2012

Contraponto 8528 - "Mercosul suspende o Paraguai"

.
25/06/2012

Mercosul suspende o Paraguai
Do Blog do Miro - 24/06/2012

Por Altamiro Borges

Os países membros do Mercosul decidiram, na tarde deste domingo, suspender a participação do governo golpista do Paraguai da próxima cúpula do bloco, que ocorrerá na quinta e sexta-feira em Mendoza, na Argentina. A decisão representa mais um passo para o isolamento das forças direitistas que depuseram, "em rito sumário", o presidente democraticamente eleito Fernando Lugo.

Segundo comunicado, os países membros - Argentina, Brasil e Uruguai - e também os países associados - Chile, Peru, Venezuela, Bolívia, Equador e Colômbia - expressaram a “enérgica condenação à ruptura da ordem democrática ocorrida na República do Paraguai". O comunicado informa ainda que os chefes de estado irão analisar novas “medidas a serem adotadas” - inclusive a adoção de sanções econômicas. A cúpula em Mendoza se torna decisiva para o isolamento dos golpistas. Veja a íntegra da nota:

*****

La declaración de los estados partes del Mercosur y estados asociados sobre la ruptura del orden democrático en Paraguay, dice lo siguiente:

"La República Argentina, la República Federativa del Brasil, La República del Uruguay, la República Bolivariana de Venezuela, el Estado Plurinacional de Bolivia, la República de Chile, la República de Colombia, la República del Ecuador y la República del Perú considerando que, de acuerdo a lo establecido en el Protocolo de Ushuaia sobre Compromiso Democrático en el Mercosur suscrito el 24 de julio de 1998, la plena vigencia de las instituciones democráticas es condición esencial para el desarrollo del proceso de integración deciden:.

1.-Expresar su más enérgica condena a la ruptura del orden democrático acaecido en la República del Paraguay, por no haberse respetado el debido proceso.

2.- Suspender al Paraguay, de forma inmediata y por este acto, del derecho a participar en la XLIII Reunión del Consejo del Mercado Común y Cumbre de Presidentes del Mercosur, así como de las reuniones preparatorias, que tendrán lugar en la ciudad de Mendoza, entre el 25 y 29 de junio de 2012.

3.- Considerar, a nivel de Jefas y Jefes de Estado en la Reunión Cumbre del Mercosur del día 29 de junio, ulteriores medidas a ser adoptadas".
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista