segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Contraponto 15.835 - Na internet, Dilma responde à campanha do PSDB contra regulação da mídia

.

19/01/2015 

 

Na internet, Dilma responde à campanha do PSDB contra regulação da mídia

.


Jornal GGN - "Não confunda regulação econômica da mídia com controle de conteúdo." Nem "garantia da liberdade de expressão" com "ausência absoluta de regulação". É com essa introdução que um vídeo compartilhado pelo perfil oficial de Dilma Rousseff (PT), no Facebook (assista aqui), tenta frear a campanha de opositores declaradamente contrário à proposta de regulação econômica da mídia, que a presidente e o ministro das Comunicações Ricardo Berzoini prometem discutir no segundo semestre deste ano.

Em um vídeo com pouco mais de um minuto, a presidente aparece em um encontro com jornalistas e profissionais da blogosfera, promovido ainda em 2014. Na situação, Dilma falou sobre a ideia de regular a mídia com vistas à democratizar os meios de comunicação.

Segundo a presidente, a falta de regulação do setor com o intuito de suprimir oligopólios e monopólios provoca "assimetrias", pois a sociedade deixa de ter seus interesses completamente representados nesses espaços.

“Então, acredito que regulação, ela tem uma base. Regular qualquer segmento tem uma base, que é a base econômica. A concentração de poder econômico dificilmente leva a relações democráticas e leva a relações assimétricas", disse a petista.

O vídeo compartilhado pela página da presidente cita o parágrafo 5º do artigo 220 da Constituição, que sustenta que os meio de comunicação não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. Além disso, destaca o artigo 221, que defende o estímulo à produção independente e à regionalização da produção cultura, artística e jornalística.

O jornal O Globo reportou o fato destacando que a página no Facebook não é administrada pelo Palácio do Planalto, mas sim pelo PT. O veículo ainda destacou a roupa "vermelha" de Dilma no evento em que ela trata da regulação da mídia. O PSDB compartilhou a matéria de O Globo alegando que o PT tem "dificuldade de conviver com a imprensa".

O vídeo foi publicado após o PSDB fazer uma enquete nas redes sociais. A pergunta era: "Você é favor do controle da mídia defendido pelo governo Dilma?"


 
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista