terça-feira, 21 de agosto de 2018

Nº 24.812 - " ‘ONU NÃO TEM INTERESSE NO RESULTADO DA ELEIÇÃO, MAS NO DIREITO À PARTICIPAÇÃO’"

.

21/08/2018


‘ONU NÃO TEM INTERESSE NO RESULTADO DA ELEIÇÃO, MAS NO DIREITO À PARTICIPAÇÃO’



Do Brasil 247 - 21 DE AGOSTO DE 2018 ÀS 15:14 


Vice-presidente do Comitê de Direitos Humanos da ONU, Sarah Cleveland, reafirmou nesta terça-feira, 21, que o Brasil é obrigado a cumprir a decisão do órgão de garantir a participação do ex-presidente Lula nas eleições; "Esta decisão se baseia diretamente nas obrigações legais internacionais que o Brasil assumiu ao se tornar signatário do Pacto. O Comitê não tem interesse algum no resultado das eleições, mas apenas no direito à participação de todos", disse Cleveland ao portal jurídico Jota



247 - A vice-presidente do Comitê de Direitos Humanos da ONU, Sarah Cleveland, reafirmou nesta terça-feira, 21, que o Brasil é obrigado a cumprir a decisão do órgão de garantir a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais. 

"Esta decisão se baseia diretamente nas obrigações legais internacionais que o Brasil assumiu ao se tornar signatário do Pacto. O Comitê não tem interesse algum no resultado das eleições, mas apenas no direito à participação de todos", disse Cleveland ao portal jurídico Jota.

A Professora de Direitos Humanos e Constitucionais da Universidade de Columbia, em Nova York, Cleveland disse também que o não cumprimento da determinação significaria que o Brasil terá violado suas obrigações legais internacionais sob o Protocolo Facultativo. "Lula poderia buscar uma declaração adicional do Comitê de que o Brasil descumpriu suas obrigações legais. Dependendo das leis domésticas do Brasil, ele pode também buscar soluções através das Cortes brasileiras", disse ela. 

A jurista destacou que a ação do Comitê é restrita, e foi tomada para assegurar que os direitos de Lula não sejam irremediavelmente feridos enquanto sua demanda está pendente perante o Comitê. "A condenação de Lula não é final e ele está contestando seu processo judicial como fundamentalmente injusto perante as cortes domésticas e o Comitê de Direitos Humanos. Esta foi a base da ação do Comitê", afirmou. 


Leia a entrevista na íntegra no portal  Jota.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista