quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Nº 24.872 - "Líder da social-democracia alemã visita Lula em Curitiba"

.

30/08/2018


Líder da social-democracia alemã visita Lula em Curitiba


Do NOCAUTE30 DE AGOSTO DE 2018   

Martin Schulz social-democracia
Martin Schulz social-democracia

Líder da social-democracia alemã,  Martin Schulz visitou o ex-presidente Lula na prisão, em Curitiba, nesta quinta-feira (30).
Schulz é ex-presidente do SPD, partido de centro-esquerda que dá sustentação política ao governo da primeira-ministra Angela Merkel, e ficou em segundo lugar nas eleições para governar a Alemanha em 2017. Ele também presidiu o Parlamento Europeu de 2012 a 2017.

Assista abaixo:

Visitei Lula na prisão e encontrei uma pessoa muito corajosa e combativa. Cheguei ao Brasil na condição de representante da social democracia alemã e dos socialistas europeus para cumprimentar uma pessoa com quem cooperamos durante muito tempo enquanto ele foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, do PT e da República.

Creio que as eleições que se aproximam não serão de importância imensa só para o Brasil e para a América Latina, mas para o mundo inteiro. Estamos numa situação política muito peculiar. No lugar do multilateralismo e da democratização que foram defendidos pelos governos Lula e Dilma, estamos vivenciando no Brasil e no resto do mundo o retorno de políticas nacionais. As eleições no Brasil que se aproximam têm uma importância muito grande porque a questão que se coloca é: será possível fazer do Brasil o motor da democratização do mundo inteiro de novo?

O PT, Lula, a esquerda brasileira, representam a cooperação internacional em torno dos direitos humanos, dos direitos fundamentais. Por essa razão estou aqui, para expressar solidariedade ao PT e a seu candidato.

Não me compete formar um juízo sobre as sutilezas do embate jurídico do Brasil. Mas uma coisa fica clara para nós: as circunstâncias do processo contra Lula despertam dúvidas.

O Brasil teve um papel muito importante na política internacional e nesse sentido estaria muito bem visto se implementasse o requerimento da Comissão de Direitos Humanos da ONU. Como já disse, não estou aqui para proferir um juízo sobre a Justiça brasileira, mas nenhum poder desse mundo vai me impedir de continuar confiando num homem com quem cooperei durante muitos anos e em quem continuo confiando.

Para finalizar, fiquei muito impressionado em encontrar esse homem corajoso, combativo e otimista e como está resistindo às circunstâncias muito desfavoráveis da sua situação.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista