sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Contraponto 1168 - Blog do Planalto aprendeu a rebater

.
15/01/2010

O Blog do Planalto e a caça aos balões

Nassif - 15/01/2010 - 14:58

Por Luiz Eduardo Brandão

O blog do Planalto agora resolveu responder à altura às manipulações da imprensa. Esta manhã, traz duas respostas, ao Globo e ao Estadão.
Sobre a tal conversa reservada que o Estadão disse que Lula teria tido com Aécio, o blog responde curto e groso:

“Não procede a informação publicada hoje (15/1) no jornal O Estado de S. Paulo dizendo que o presidente Lula teria tido uma conversa reservada com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, na noite da última quarta-feira, no Palácio da Alvorada, depois do ato de assinatura dos termos de cooperação do Governo Federal com as cidades que vão sediar a Copa de 2014.”

A uma matéria do Globo de ontem, a resposta é mais comprida, mas vale citar, como ilustração da nova postura do blog, de responder de bate-pronto às fabulações da midiona. Já era mais que tempo de tomar essa atitude. Basta de manipular impunemente a informação:

Sexta-feira, 15 de janeiro de 2010 às 11:44 (Última atualização: 15/01/2010 às 12:01:10)
O Globo faz vista grossa para erro

Na edição da última quinta-feira (14/01), a chamada de primeira página do jornal O Globo distorceu o conteúdo da própria reportagem publicada internamente, afirmando que o presidente Lula teria pedido que as obras da Copa não passassem por fiscalização. Em razão disso, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República enviou ao editor responsável pelo jornal a seguinte carta:

Na primeira página de sua edição desta quinta-feira (14/01), O Globo afirmou que “Lula pede vista grossa em obras da Copa”. Em momento algum o Presidente fez essa afirmação, como é possível confirmar na íntegra da matéria publicada na página 37.

O que ele disse foi: “Nós precisamos criar, companheiro Orlando, um movimento que possa envolver, uma espécie de um tratado, de um ajuste de conduta entre os órgãos executores e os órgãos fiscalizadores, para que a gente não dê, na fiscalização das coisas — seja na questão ambiental, seja na Controladoria, seja no Tribunal de Contas ou em qualquer outro órgão — o mesmo tratamento, como se nós estivéssemos vivendo um tempo de normalidade”.

Portanto, a afirmação de que o presidente pediu “para que as obras da Copa de 2014 não passem por fiscalização nem sejam embargadas por questões ambientais para que não sofram atrasos” é de absoluta má-fé e viola o direito do leitor a informações corretas. Seria ótimo que O Globo corrigisse a informação com o mesmo espaço e destaque.

A carta foi publicada na edição de hoje (15/01), sem a frase final, acima destacada. E, ao invés de se retratar pelo erro, o jornal procurou justificá-lo com a seguinte Nota da Redação:

As aspas do presidente, enviadas aqui pelo secretário de Imprensa do Palácio do Planalto, deixam claro que Lula pede um tratamento especial da fiscalização para as obras do PAC na Copa. Diz o presidente: “(…) para que a gente não dê, na fiscalização das coisas (…) o mesmo tratamento, como se nós estivéssemos vivendo num tempo de normalidade.” Ao que se sabe, o Brasil não vive quadro de calamidade pública ou estado de sítio que permita ao governo tocar obras sem fiscalização normal e rotineira.

De acordo com o Novo Dicionário Aurélio (Nova Fronteira, 1975), fazer vista grossa é “ver e fingir que não vê; deixar passar”. Absolutamente não foi isso que o presidente pediu, conforme pode ser visto na íntegra de seu discurso, cujo áudio e transcrição estão publicados na página da Secretaria de Imprensa, e na edição em vídeo disponibilizada abaixo.

Tratamento especial, negociado entre executores e fiscalizadores das obras, especificamente nos casos em que não se pode adiar um evento da magnitude de uma Copa do mundo de futebol, não é fazer vista grossa.

O Globo sabe que errou. Quando a imprensa erra, não deve fazer vista grossa para seus erros.

http://blog.planalto.gov.br/
.
_______________________

PITACO DO ContrapontoPIG

Há mais tempo o Blog do Planalto já deveria ter adotado o procedimento do Blog da Petrobras, rebatendo, na hora e com veemência, as mentiras do PIG.

"Paz e amor 'já era'... o negócio agora é pau e muito pau"... (Frase utilizada pelo saudoso e folclórico Zé Limeira, torcedor fanático do time do Ferrovário, do futebol cearense).

_______________________
.

Um comentário :

  1. A descoberta do ContrapontoPig é para mim um verdadeiro achado. Aprendi o caminho, me tornei fã.

    É bom saber que há gente como você por ai Célvio.

    Estarei sempre por aqui.

    Vida longa e próspera para você.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista