20/05/2010
Governo vai dar incentivo a carro elétrico
Tijolaço - quarta-feira, 19 maio, 2010 às 19:33Brizola Neto
Uma boa notícia para quem se preocupa com o meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologia nacional. O Governo brasileiro anunciou hoje que concederá incentivo fiscal para a fabricação de veículos elétricos no país.
Ainda não existe fabricação em série destes veículos no Brasil, mas há muitas linhas de protótipos muito promissoras. A Itaipu Binacional, em parceria com a empresa suíça KWO e a Fiat, receberá R$ 30 milhões da Finep para tentar nacionalizar as baterias que utiliza em seus protótipos. À base de sódio, níquel e cádmio, elas são totalmente recicláveis e permitem uma autonomia de aproximadamente 100 quilômetros com uma carga completa, suprindo as necessidades de transporte urbano (de, em média, 60 km diários).
Há outros embriões, como é o caso do Pompéo, o simpático carrinho aí da foto, feito para duas pessoas e com autonomia de 150 a 200 km e carga super-rápida – quatro horas. O protótipo começa a fazer testes de rua ainda este ano e o preço estimado é de R$ 30 mil, que atriu centenas de pessoas para uma futura fila de espera pelo veículo.
O secretário de Política Econômica, Nélson Barbosa, ao anunciar hoje o plano de criar o incentivo disse que estudos da Itaipu Binacional sobre impacto do uso de carros elétricos no Brasil sobre o consumo de eletricidade concluiu que , se 10% da frota nacional fosse elétrica, o consumo de energia aumentaria apenas 0,2%.
É uma idéia que merece investimento e apoio, se for para o desenvolvimento de tecnologia nacional e não para a simples importação de modelos estrangeiros. Quem quiser conhecer mais sobre os projetos brasileiros de caros elétricos, pode ler na página Associação Brasileira de Veículos Elétricos.
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista