terça-feira, 25 de maio de 2010

Contraponto 2301 - "TV Brasil Internacional: a cara do Brasil no exterior"

.
25/05/2010

TV Brasil Internacional: a cara do Brasil no exterior

Blog do Planalto - Segunda-feira, 24 de maio de 2010 às 17:48

O lançamento da TV Brasil Internacional é a realização de um sonho por permitir mostrar ao mundo a grandeza do Brasil e a qualidade do seu povo, e não apenas os piores momentos do País como muitas vezes ocorre nas TVs comerciais, afirmou o presidente Lula durante a cerimônia realizada nesta segunda-feira (24/5) no Palácio Itamaraty, em Brasília. E o início das transmissões dos programas da TV Brasil para o exterior é mais um passo para provar que é possível fazer uma TV pública de qualidade e republicana, “que não seja nem ‘chapa branca’ mas que também não seja oposição a priori”, afirmou Lula. “Nós queremos uma TV pública que possa mostrar o Brasil lá fora como ele é.”





O presidente Lula gostou de saber que o início das transmissões internacionais da TV Brasil será para 49 países africanos, pela similaridade entre brasileiros e os povos da África. E lamentou o fato de que provavelmente não poderá ver, como presidente, o início das transmissões da TV pública brasileira para os países da América Latina, que ocorrerá num segundo momento. O presidente Lula teria uma conversa ao vivo, online, com o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, mas o líder africano acabou enviando uma mensagem gravada, por ter outros compromissos no horário do evento.



Ouça a íntegra do discurso do presidente:
Baixar arquivo mp3

Lula lembrou que muitos não acreditavam que seria possível ter uma TV pública brasileira, mesmo dentro do governo, mas a consolidação da TV Brasil prova que eles estavam enganados. E criticou quem pensou que ela seria usada para falar bem do seu governo. “Eu não queria uma televisão para falar bem do Lula, eu queria uma televisão para falar bem desse País”, disse.

Conversamos com Tereza Cruvinel, presidente da EBC, que afirma: “A TV Brasil Internacional é uma conquista da comunicação pública no Brasil”:

O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) também lembrou em seu discurso os críticos que afirmavam que a TV Brasil seria usada como instrumento de propaganda. “O debate a esse respeito já avançou, a maioria já não diz isso”, afirmou, elogiando a maturidade da TV Brasil, que tem inovado nas contratações, parcerias e organização de sua grade de programação. Segundo Franklin, a quantidade de novidades apresentadas mostra a importância do acerto da criação da TV pública brasileira forte, para tirar o enorme atraso que havia no País, que sempre fez uma televisão de qualidade, mas sempre comercial, nunca pública. “Eu sei quanto custa dar cada passo a frente, porque a estrutura herdada pela EBC é uma estrutura com duas culturas diferentes, uma cultura do passado, muitas pessoas não têm a cultura da TV pública, é difícil. Mas quando eu olho e vejo, eu digo: ’se avançou extraordinariamente’”, avaliou o ministro.

A ênfase da programação da TV Brasil Internacional para a África será de conteúdos informativos e culturais brasileiros, ajustados ao fuso horário de Angola (quatro horas a mais em relação ao horário de Brasília). Segundo a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o canal internacional divulgará informações sobre o Brasil, sua cultura, povo, riquezas e oportunidades, atendendo à demanda feita pela comunidade de brasileiros emigrados na 2ª Conferência de Brasileiros no Mundo, em outubro de 2009, para que a programação da TV pública fosse oferecida no exterior. O Brasil tem hoje mais de três milhões de brasileiros que vivem em outros paises.

Haverá ainda, na grade africana, três programas criados especialmente para o canal internacional: o Conexão Brasil, que situa a posição do Brasil em relação a grandes temas mundiais; o Brasileiros no Mundo, voltado para as comunidades de emigrados, e o Fique Ligado, uma agenda cultural para os brasileiros que vivem no exterior.

Segundo a EBC, em breve a TV Brasil Internacional estará disponível nos Estados Unidos, paises da América Latina, Japão e Europa.

Artigos relacionados

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista