26/05/2010
Lula, segundo José Sócrates
Do Nassif - 26/05/2010 - 09:33
Por Roberto São Paulo/SP-2010
Lula é inspiração para esquerda democrática, diz premiê português
Jair Rattner, De Lisboa para a BBC Brasil, Atualizado em 26 de maio, 2010 – 07:39 (Brasília) 10:39 GMT
…….Em entrevista exclusiva à BBC Brasil antes de embarcar para uma visita de três dias ao Brasil, Sócrates afirmou que o presidente tem um capital político que não deve ser desperdiçado e que Lula poderia ocupar qualquer posição de relevo na cena internacional……
….BBC Brasil – O presidente Lula termina seu segundo mandato depois de conseguir uma considerável projeção no cenário internacional. O sr. vê algum futuro político para Lula neste cenário?
José Sócrates – Eu já tenho dito isso, (a retirada de Lula do cenário internacional) seria um desperdício, mas a verdade é um pouco mais profunda. A esquerda mundial tem que ter referências e o presidente Lula teve os maiores sucessos a nível da governança nas últimas décadas.
O presidente Lula deixa um legado de uma governança econômica muito responsável e muito equilibrada, ao mesmo tempo que desenvolveu políticas sociais.
E esse legado é importantíssimo para a esquerda mundial e hoje serve de inspiração e de referência para todos os governantes da esquerda democrática.
…….BBC Brasil – Como o senhor avalia a importância econômica que o Brasil atingiu neste momento?
Sócrates – O Brasil é a grande revelação do mundo nos últimos anos.
Não apenas uma revelação ao nível econômico, mas também ao nível político.
O país tem uma subida no contexto geoestratégico.
O mundo mudou muito, e esse é um dos fatores de mudança, a ascensão do Brasil, que é criticamente estratégica para Portugal. À medida em que o país sobe no conceito das nações, Portugal vai atrás.
Tem sido muito agradável verificar que o Brasil deixou de ser um país de potencial para se afirmar como uma potência política e econômica……….
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/05/100526_entrevista_socrates_jair_rw.shtml
Para acompanhar pelo Twitter:clique aqui..
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista