21/05/2010
Lula na ofensiva pelo diálogo com o Irã
Amigos do Presidente - por Zé Augusto -sexta-feira, 21 de maio de 2010
O presidente Lula intensificou os esforços para impedir sanções contra o o Irã e buscar o apoio da comunidade internacional para o acordo de troca de combustível acertado segunda-feira por Brasil e Turquia com o Irã.
Em discurso no encerramento da Marcha dos Prefeitos quinta-feira, Lula voltou a defender o diálogo e criticou os países que insistem em medidas punitivas:
– Há quantos anos vocês ouvem essa briga entre Estados Unidos e Irã? Eles queriam colocar o Irã na mesa para negociar, para que assumisse compromisso com a agência nuclear. Fomos ao Irã e conseguimos, depois de 18 horas de reunião e duas viagens do Celso Amorim, aquilo que o Conselho de Segurança queria que fosse feito há seis meses... É muito engraçado porque algumas pessoas não gostaram. Tem gente que não sabe fazer política se não tiver um inimigo, e sou daqueles que só sei fazer política construindo amigos.
Lula e o primeiro-ministro turco Recep Erdogan reforçarão sua posição em favor do diálogo na próxima semana, durante uma visita de Erdogan ao Brasil, onde participa quinta-feira do 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, no Rio de Janeiro. O programa nuclear iraniano deve predominar nas discussões, segundo diplomatas.
– A verdade nua e crua é a seguinte: o Irã, que era vendido como se fosse o demônio e que não queria negociar, resolveu sentar na mesa de negociação. Eu quero ver se os outros vão cumprir aquilo que pediam ao Irã – desafiou o presidente.
Lula voltou a atacar as críticas recebidas no Brasil de que o país não teria motivos para entrar nas discussões sobre o Irã e comparou o seu jeito de fazer política com o de outros países:
– Nós demos uma contribuição ao multilateralismo que deveria ser levada em conta. Esse é o jeito de o Brasil fazer as coisas – disse.
Rússia sinaliza apoio ao acordo Irã-Turquia mediado pelo Brasil
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse que seu governo pretende abrir espaço ao diálogo antes da adoção de eventuais sanções econômicas contra o Irã.
– Queremos ver o Irã honrar claramente seus compromissos e enviar o mais rapidamente possível um manifesto oficial por escrito à AIEA, de modo que um procedimento de troca de combustível possa ser homologado pela Agência – disse Lavrov, em visita a Roma. Leia mais aqui.
..
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista