25/07/2010
DataSerra coloca em dúvida o próprio Datafolha
Amigos do Presidente - por Zé Augustodomingo, 25 de julho de 2010Depois da contradição apresentada nos números do Datafolha entre a queda de Serra na pesquisa espontânea, com a manutenção do empate na pesquisa estimulada, mais um número divulgado soa contraditório.
O próprio Datafolha divulgou a percepção de vitória entre os pesquisados:
Dilma: 41% (acreditam que Dilma vencerá as eleições)
Serra: 30%
Apesar da expectativa de vitória ser diferente de intenção de votos, ambos revelam tendências. O normal, quando os pesquisados manifestam expectativa de vitória pendendo para um candidato de forma significativa, é que a intenção de votos não dê empate. Impossível não é, mas é bastante improvável uma situação de empate.
Discurso afinado entre o candidato e o jornal demo-tucano
Ontem José Serra entabulou um discurso afinado com a manchete do jornal "Folha de São Paulo", mostrando um entrosamente raro de se encontrar no jornalismo.
O jornal demo-tucano estava preocupado em dar um recado para o leitor (e eleitor) de que "há um empate faltando 25 das para o início da campanha na TV".
O candidato demo-tucano, em ato falho, disse que espera melhorar índices nas pesquisas com início da propaganda na TV.
O candidato e o jornal demo-tucano mostraram-se preocupados com a estratégia de campanha focada na propaganda de TV.
Não é normal que um candidato que já foi favorito e realmente estivesse empatado, se contentasse em congelar o empate por mais de 3 semanas a espera do programa de TV. Demonstra fraqueza na campanha de mobilização de rua e das bases, que continua nestas 3 próximas semanas.
Por isso, o aparente contentamento com um empate, soa como um reconhecimento de Serra de que nem ele acredita no empate do Datafolha. Quem vê o empate como conquista, num quando onde só a vitória interessa, é porque está perdendo.
A declaração e a manchete mostram o desejo da campanha de Serra de "congelar" a imagem de um empate para parecer entrar na fase da campanha na TV, sem desvantagem.
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista