sábado, 31 de julho de 2010

Contraponto 2894 - "Lula assina acordos com o Uruguai - Serra quer acabar com o Mercosul e anexar o Brasil à ALCA"

.
30/07/2010


Lula assina acordos com o Uruguai - Serra quer acabar
com o Mercosul e anexar o Brasil à ALCA

Amigos doPresiente - porZé Augusto - sexta-feira, 30 de julho de 2010

Presidente Lula e o presidente do Uruguai, José Mujica, tiveram um encontro diplomático e de trabalho nesta sexta.

Foram assinados o Acordo sobre a Hidrovia Brasil - Uruguai, Acordo de Cooperação em matéria de Defesa, Memorando para Cooperação Científica, Tecnológica, Acadêmica e de Inovação e Memorando de Entendimento entre o Ministério da Pesca e Aqüicultura do Brasil e o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai.

Também foram tratados os temas como a interconexão elétrica, a ligação entre as malhas ferroviárias, a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão.

Pela manhã descerraram placas na fronteira entre os dois países, nomeada Fronteira da Paz, onde as cidade de Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (Brasil), estão separadas por uma rua.

Enquanto o presidente Lula, e sua candidata à sucessão Dilma Russeff (PT) fortalece laços com o Mercosul, o candidato demo-tucano de oposição deu declarações recentes de que o Mercosul "só atrapalha" o Brasil a fechar acordos de livre comércio. Durante o governo FHC, o Brasil sofreu forte assédio para capitular ao consenso de Washington, neoliberal, e se deixar anexar aos EUA no projeto imperialista da ALCA (Área de Livre Comércio nas Américas). FHC aplicando a "teoria da dependência", que ele achava ser o caminho do Brasil, caminhava para fazer uma adesão à ALCA. Lula interrompeu o processo, com o fracasso dos regimes neoliberais na América Latina. Serra retomou este discurso do século passado.

Os presidentes visitaram também o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado,
em Rivera, Uruguai. Entre os acordos assinados, há o de Cooperação em Defesa.
..

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista