sexta-feira, 30 de julho de 2010

Contraponto 2883 - "Recém-casados comemoram com Lula 30 mil tratores para agricultores familiares"

.
30/07/2010


Recém-casados comemoram com Lula 30 mil tratores
para agricultores familiares

Amigos do Presidente - por Zé Augusto quinta-feira, 29 de julho de 2010

Em sua visita ao município de Santa Cruz do Sul (RS) o presidente Lula, juntamente com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, fez a entrega do caminhão número 500 e do trator número 30 mil do Programa Mais Alimentos.

Nove produtores da região receberam sete tratores e dois caminhões das mãos de Lula.

Para o produtor Daniel Fernando Nichterwitz e sua mulher Fernanda – com quem se casou no último sábado –, este foi o maior e melhor presente de casamento: “É o início de uma vida nova juntos, em todos os sentidos”, comemora.

Segundo conta, depois do encaminhamento do papéis do financiamento em janeiro deste ano, a expectativa era grande pela liberação do trator.

A alegria teve sabor ainda mais especial quando obteve a informação de que receberia seu Massey Ferguson diretamente do presidente. A notícia foi dada na última segunda-feira por um vendedor da concessionária Samaq, de Santa Cruz. “Foi um susto, algo inesperado e surpreendente”, relata.

A liberação do trator para auxiliar na produção é comemorada. Atualmente a família cultiva verduras e hortaliças, cuja comercialização é feita nas feiras Central e da Oktoberfest. “Um trator dá mais dinâmica ao trabalho e facilita a vida no interior”, conclui.

O presidente Lula disse que com o investimento nos pequenos agricultores, eles irão “ao invés de carregar a produção no burrico, o produtor vai carregar no ‘caminhaozito’”.

Exemplo de agricultura ecológica e autossustentável

Lula também visitou o Centro de Formação e Produção de Alimentos e Energia São Francisco de Assis, vinculado ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), entidade de camponeses, que José Serra declarou que irá perseguir e não fornecer mais verbas, caso seja eleito.

No local, há micro-usinas de produção de biodiesel e etanol, empregadas pelos agricultores cooperativados.

A iniciativa vai ao encontro dos objetivos do governo federal envolvendo a produção de energia limpa e, desta forma, conta com incentivos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Petrobras.

Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel (PT), o programa "Mais Alimentos" é mais uma política pública que vai de encontro a evitar o êxodo rural.

Ele lembra que, para os jovens permanecerem na roça, é necessário dispensar incentivos, facilidades e garantias para que possam produzir com segurança. “Muitos não querem sair do interior, apenas desejam os mesmos direitos do cidadão urbano.”

Ainda ressalta que o esgotamento das cidades tem estimulado a permanência no meio rural. “Prova disso é que nos últimos anos o Brasil teve um aumento de 412 mil propriedades rurais.”


Em Santa Cruz do Sul, o presidente Lula também assinou convênios do Minha Casa Minha Vida Rural, .

Serra disse a empresários e latifundiários que camponeses como estes não terão mais verbas federais

Em encontros com empresários, latifundiários e sabatinas na imprensa conservadora, o candidato demo-tucano José Serra (PSDB/SP) tem reiterado que não dará verbas a movimentos de camponeses como este, que lutam por reforma agrária, justiça e paz no campo.

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), é uma entidade de camponeses independente do MST, mas com o mesmo alinhamento em defesa da reforma agrária e da agricultura familiar. Em todos os movimentos sociais existem cooperativas com histórias de sucesso como esta, a imprensa apenas esconde.

Serra não quer entender e não sabe lidar com a situação da desigualdade no campo. O acesso à propriedade da terra, a tratores e financiamento, pelas famílias de trabalhadores rurais, e torná-las produtivas, com geração de renda digna, é fator de estabilidade política, social, e ambiental, reduzindo conflitos no campo. (Com informações da Gazeta do Sul)
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista