sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Contraponto 4243 - "Taxa de desemprego no Brasil é a mais baixa desde 2002"

.
17/12/2010


Taxa de desemprego no Brasil é a mais baixa desde 2002

Queda do desemprego bate recorde

Do Vermelho - 17 de Dezembro de 2010 - 12h14

O desemprego no Brasil recuou para 5,7% em novembro, em um resultado digno de comemoração. Trata-se do menor percentual desde março de 2002, quando teve início a série histórica da Pesquisa Mensal do Emprego. O índice, divulgado nesta sexta (17) pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE), foi aplaudido pelo presidente Lula. "Eu não achava que estaria vivo ao receber uma notícia como esta", disse.
O presidente, que participa da reunião de cúpula dos chefes de Estado do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR), disse que a informação era importante para mostrar “aos nossos convidados estrangeiros o porquê do nosso otimismo”, após mencionar os números aos presentes.

“Eu fiquei no movimento sindical toda a década de 70 e 80. E não esperava estar vivo para ver uma notícia que acabo de receber, o desemprego no Brasil é o menor da série histórica, 5,7%. Isso, há dez anos atrás, 15 anos atrás, a gente imaginava que isso aconteceria na Austrália, na Alemanha, na França, nos EUA e agora está acontecendo aqui pelas bandas do Mercosul", disse o presidente.

Segundo ele, "é um marco importante, isso deve estar acontecendo em todos os países aqui, o aumento do emprego e a diminuição do desemprego. Acho que é uma conquista extraordinária para o povo da América do Sul.”

O presidente foi aplaudido de pé por todos os participantes da cúpula após o discurso, na abertura do encontro. Este foi o último compromisso internacional dele em seu mandato como presidente da República.

"Este é meu último compromissso como presidente, em solo brasileiro, da minha agenda internacional. Foram muitos anos de alegria com os chefes de Estado e o destino fez com que meu último compromisso fosse em uma reunião do Mercosul. Saio com a certeza de que valeu a pena todo o trabalho realizado", comentou. Lula ainda destacou que a futura presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vai seguramente enxergar o Mercosul como um componente importante de sua política.

Dados da pesquisa

De acordo com a Pesquisa Mensal do Emprego (PME), a queda da taxa de desemprego em relação ao mês de outubro (6,1%) foi de 0,4 ponto percentual. Em relação ao mesmo mês de 2009, ano da crise financeira internacional, a redução foi mais acentuada, de 1,7 ponto percentual.

De um mês para o outro, a população desocupada diminuiu 5,9% e fechou o mês de novembro em 1,359 milhão, em números absolutos. Frente a novembro de 2009, a redução foi de 20,7% ou 354 mil desempregados a menos, segundo a pesquisa.

Em novembro, a população ocupada ficou estável (22,4 milhão) na comparação com o mês imediatamente anterior. Mas em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 3,7% ou 795 mil postos de trabalho.

Já o rendimento médio real dos trabalhadores nas seis principais regiões metropolitanas do país teve uma pequena queda (0,8%) em relação a outubro e fechou novembro em R$ 1.516. O valor representa alta de 5,7% frente a novembro do ano passado.

A PME avalia a situação do mercado de trabalho nas regiões do Rio de Janeiro, de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre.

Com agências
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista