quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Contraponto 4331 - "Lula e Cid lançam pedra fundamental da Refinaria no Ceará"


29/12/2010

Lula e Cid lançam pedra fundamental da Refinaria no Ceará

US$ 11 bilhões, 90 mil empregos e funcionamento só em 2017

Diário do Nordeste
- 29/12/2010 - 12:43

A Petrobras lançou, nesta quarta-feira (29), a pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium II no Porto do Pecém com investimento de US$ 11 bilhões.

A cerimônia de lançamento contou com as presenças do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador do Ceará, Cid Gomes, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo.

Gabrielli segue na Petrobras e mais 6,9 mil casas no CE

Na ocasião, Lula agradeceu aos cearenses, inumerou ações no Estado, assinou Ordem de Serviço para a construção de 6.986 casas para o Ceará e anunciou que Sérgio Gabrielli continuará à frente da Petrobras.

Refinaria deverá operar a partir de 2017

A unidade deverá produzir diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível de navio). A refinaria deverá operar a partir de 2017, com produção de 300 mil barris/dia.

90 mil empregos serão gerados

Para implantação do projeto, que integra o PAC, há previsão da geração de 90 mil postos de trabalho diretos, indiretos e por efeito renda.

A Petrobras assinou com a empresa americana UOP, tradicional fornecedora de tecnologia na área de refino de petróleo, contrato para elaboração dos projetos básicos e de pré-detalhamento da Refinaria Premium II para a produção de derivados para os mercados nacional e internacional.

Inauguração de açude é adiada

Lula também deveria inaugurar nesta quarta-feira (29), por videoconferência, a barragem Taquara, construída em Cariré, no Norte cearense, pelo Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs). No entanto, por problemas técnicos, a inauguração foi adiada, ficando para a presidente eleita Dilma Rousseff, a responsabilidade do ato.

O reservatório, com capacidade para armazenar 290 milhões de metros cúbicos de água, começa a operar assim que acumular a cota mínima necessária: 20 milhões de metros cúbicos.

A nova barragem fica no município de Cariré. O açude Taquara é o 64º do Ceará e aumenta para 327 o número de grandes reservatórios construídos no Nordeste.

Depois de 2 anos de obras, o Taquara está pronto para receber água. Assim que começar a operar, o açude vai beneficiar diretamente 26 mil pessoas. Tecnicamente vai perenizar o Jaibaras, principal afluente do rio Acaraú.

O Taquara também vai cumprir papel social, garantindo aos sertanejos a matéria-prima do desenvolvimento.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista