sábado, 19 de março de 2011

Contraponto 4983 - "Finalmente Obama vai à guerra"

.

19/03/2011

Finalmente Obama vai à guerra

Do Folha 13 - 18/03/2011

O Conselho de Segurança da ONU (reunido ontem, 17, à noite) finalmente autorizou Barack Obama a agir militarmente na Líbia. O Iraque e o Afeganistão são guerras herdadas. Mas esta, agora, é uma guerra própria de Obama.

E uma Guerra destinada a incendiar o Norte da África e o Oriente Médio, até porque são crescentes as informações de que há uma semana o Egito, que continua submisso aos EUA, vem fornecendo auxílio material e humano às tropas rebeldes que controlam parte do leste da Líbia.

Além disso, neste momento, tropas da Arábia Saudita que invadiram o Bahrein, há quatro dias, estão auxiliando forças de segurança locais a conter manifestações de protesto nas ruas da capital Manama. Este episódio, em termos da Carta da ONU, é absolutamente ilegal, mas a organização não se manifesta.

As guerras de Bush eram guerras sujas, mas limitadas no espaço geográfico e, de certa forma, tinham desdobramentos previsíveis. Já esta guerra particular de Obama não tem espaço definido e envolve tantos personagens, simultaneamente, que torna-se imprevisível no seu desenvolvimento e seu desfecho. Por ora, a única coisa que os especialistas garantem é que o preço do petróleo vai subir.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista