segunda-feira, 25 de julho de 2011

Contraponto 5859 - "Água e alimento ajudam no resgate da dignidade do povo nordestino"

.

25/04/2011

Água e alimento ajudam no resgate da dignidade do povo nordestino

Do Blog do Planalto - Segunda-feira, 25 de julho de 2011 às 16:13 (Última atualização: 25/07/2011 às 16:44:32)

Presidenta Dilma Rousseff posa para foto oficial após encontro com governadores do Nordeste para a assinatura do Pacto pela Erradicação da Miséria. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Mais do que marcar a presença do governo federal nos estados da região Nordeste, os programas de oferta de água e o modelo de comercialização da farinha de mandioca da agricultura familiar representam o resgate da dignidade do povo nordestino. A avaliação foi feita pelo governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, durante reunião com a presidenta Dilma Rousseff e os governadores dos estados da região Nordeste. O encontro realizado no município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, marca mais um passo do plano Brasil sem Miséria, que tem por objetivo principal resgatar 16,2 milhões de brasileiros da pobreza extrema.

“O programa tem tudo a ver com Alagoas. Ou seja, a oferta de água e a colocação dos produtos da agricultura familiar nos supermercados”, disse Teotônio Vilela.

O governador alagoano lembrou que a decisão da presidenta Dilma de lançá-los no seu estado resulta no compromisso “de reverter os indicadores sociais”. O estado tem um dos piores IDH do país. Ele também ressaltou a importância da cerimônia acontecer em Arapiraca: “o povo de Arapiraca é batalhador. Produz, mas sofre com a falta de abastecimento de água”, contou.

A reunião contou com exposições dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da Saúde, Alexandre Padilha, sobre as vertentes dos projetos nas respectivas pastas. Campello explicou que no caso do Água para Todos, que integra o Brasil sem Miséria, vai assegurar, num primeiro momento, o acesso à água na zona rural do semiárido. Padilha informou que o governo federal está destinando R$ 700 milhões para ações de saúde a serem desenvolvidas pelos municípios e estados nordestinos até o ano de 2014.

Leia o artigo completo »

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista