terça-feira, 26 de julho de 2011

Contraponto 5869 - " Governo lança programa de bolsas de estudo no exeterior"

.
26/04/2011

Governo lança programa de bolsas de estudo no exeterior

Da Carta Capital - 26/07/2011

A Ppresidenta Dilma Rousseff lançou, na terça-feira 26, o programa Ciência Sem Fronteiras, em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Brasília. Por meio da iniciativa, o governo federal vai financiar 75 mil bolsas de estudo em mais de 200 universidades estrangeiras, em um total de R$ 3,1 bilhões em investimentos. As outras 25 mil bolsas serão custeadas pela iniciativa privada.

A prioridade é para cursos nas áreas de engenharia, tecnologia, matemática, física, química e biologia, que apresentam falta de profissionais qualificados no mercado brasileiro. O programa, uma parceria entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação, vai destinar 27,1 mil bolsas de graduação, 24,5 mil de doutorado de um ano, 9,7 mil para doutorado integral e 2,6 mil para pós-doutorado.

Os alunos serão escolhidos por mérito, utilizando as notas do Sisu, Prouni e Enem, além de premiações em olimpíadas científicas.

As bolsas incluem passagem aérea, auxílios de instalação e mensal, seguro saúde e taxas da universidade, dependo de cada caso.

.

Um comentário :

  1. No Terra tem uma pesquisa perguntando se o programa acerta ao querer qualificar profissionais no exterior ou se não seria melhor aplicar tais recursos na melhoria do ensino superior no país.
    Adivinhe qual das opções está ganhando de enfiada.

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista