quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Contraponto 14.925 - "O que leva um instituto de pesquisa simular segundo turno entre Blablarina e Aébrio?"

01/10/2014 
 

 O que leva um instituto de pesquisa simular segundo turno entre Blablarina e Aébrio?

 
Do Facebook 01/10/2014
 

O que leva um instituto de pesquisa simular segundo turno entre Blablarina e Aébrio???

O globope deveria ganhar o "troféu fanfarronice" por fazer uma simulação descabida como essa.

Dilma deve ganhar no primeiro turno. Por um triz, mas deve ganhar. Ainda falta um pouquinho, mas até domingo a gente consegue.

Se não liquidar a fatura no primeiro turno, será por um triz também.

Mas caso isso aconteça, ela chegaria no segundo turno embaladíssima.

O meu raciocínio é o seguinte: para quem se guia por essas pesquisas suspeitas, basta considerar que a "margem de erro" é a margem de manipulação. O crescimento da Dilma é maior do que os números apresentados; a queda da Blablarina também é maior; e o "Ah é Sim" é um marasmo só, como dizemos em Minas: "não caga nem sai da moita". Em todo caso, o que importa é que a diferença da pontuação de Dilma para a SOMA dos outros dois é bem pequena e, dentro da "margem de erro" para cada candidato já é possível fazer uma combinação matemática em que Dilma sozinha fica com mais pontos do que os outro dois somados. Ou seja, a vitória em primeiro turno é uma probabilidade muito muito muito concreta, mesmo nessas pesquisas que se esforçam para esconder isso.

Se der segundo turno, o cálculo é ainda mais simples. Dilma venceria o primeiro turno com uma larga diferença para qualquer que fosse o segundo colocado. Suponhamos que ela fique com 48% no primeiro turno (lembrando que, para mim, a vitória será assegurada já no primeiro turno). Mas se ela for para um segundo turno, será preciso muito pouco voto a mais para sacramentar a vitória. Quem vota em Dilma no primeiro turno tem convicção formada. Há quatro anos, o governo dela vem sendo atacado pela imprensa. E nesses últimos meses, a candidatura dela também tem sido alvo permanente de ataques da imprensa. Ou seja, ela é duplamente atacada: como presidenta e como candidata. E isso, nós sabemos, não mudaria no segundo turno.

Aliás, se intensificaria porque a direita iria partir para o tudo ou nada. Mas quem já resistiu até agora, não mudaria de ideia entre os dias 05/10 e 28/10. Nesse caso, bastaria agregar à votação já obtida no primeiro turno a pequena diferença restante para atingir a maioria simples necessária (50% + 1). Diferença esta que viria da migração natural de parcela dos eleitores dos demais candidatos derrotados no primeiro turno, bem como dos indecisos remanescentes que eventualmente se decidem de forma tardia por um candidato no segundo turno.

Aliás, é isso que essas mesmas pesquisas já estão detectando e não estão conseguindo esconder. Na hipótese de segundo turno, Dilma também vem mantendo tendência de crescimento constante e já está batendo na casa dos 60% dos votos válidos. Ou seja, dá e sobra, qualquer que seja o adversário.
Mas não temos nenhuma razão para fazer essas contas por enquanto. A questão agora é manter a calma e trabalhar firme para assegurarmos a vitória já no domingo. Vamo que vamo!!! Não é hora de diminuir o ritmo.

É DILMA DE NOVO PARA O BRASIL CONTINUAR MUDANDO!!!
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista