domingo, 9 de setembro de 2018

Nº 24.936 - "Leitão 'explica' pergunta misteriosa de Merval a Haddad"

.

09/09/2018

Leitão “explica” pergunta misteriosa de Merval a Haddad

Do Tijolaço · 08/09/2018



por Fernando Brito 

Quem assistiu o interrogatório policial, digo, a entrevista da Globonews com Fernando Haddad deve ter ficado intrigado com a última pergunta, feita por Merval Pereira, sobre se ele aceitaria ser vice de “algum outro candidato do PT”.

Como Haddad foi escolhido em convenção e não houve, ao menos que se saiba, qualquer dirigente petista a sugerir ou mesmo a admitir que se pudesse substituir seu nome, nada justificaria a pergunta.

Mas alguma intriga está sendo armada, porque perguntas não saem do nada, muito menos três vezes repetida, duas por ele e outra por Miriam “Ponto Eletrônico” Leitão, a partner de Merval.

Hoje, em O Globo, ela “explica” o sentido da pergunta:

Na segunda-feira, o Datafolha poderá mostrar a reação no eleitorado nas primeiras horas do atentado [o ataque a faca a Jair Bolsonaro].  A pesquisa é preciosa como um instantâneo. Na terça-feira, o PT anunciará sua chapa. O que o candidato oficial a vice, Fernando Haddad, disse na Globonews, respondendo a Merval Pereira, foi que ele pode ser vice do Lula, mas de nenhum outro. O que ficou implícito é que se for vencedora no PT outra corrente que não a que tem sustentado o ex-prefeito de São Paulo, seja consagrando Gleisi Hoffmann, seja Jaques Wagner, a vice será a ex-deputada Manuela Dávila, do PCdoB.

Miriam e Merval têm, claro, acesso a informações que nós, mortais, não temos e há ainda o dado curioso de ter havido uma intervenção de Heraldo Pereira, destinando a pergunta final para Merval e abortando a tentativa de Cristiana Lôbo (que só aparece por voz, de esclarecer o que significava aquilo.

O que  estaria levando os dois porta-vozes da Globoa acenarem com a possibilidade de substituição de Haddad?

Como já vimos que as pesquisas são levadas pelo sabor da conveniência de não mostrar os percentuais de Lula, pode-se imaginar que o crescimento de Haddad será contido para criar a impressão – até nos petistas – de que seu nome “não pega”?

Velhos brizolistas como eu sabem que não há limites na manipulação de pesquisas ou de “notícias” na Globo.

Como contratante do Ibope e do Datafolha e monopolista da TV o império dos Marinho é o “dono” de tudo.

“Algo há”, diria o líder gaúcho: “tem batata nessa chaleira”.


.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista