.
Blog do Celso Jardim - 19/08/2010
Os programas dos candidatos a governador que começaram a ser exibido ontem pela TV na estreia da propaganda gratuita, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi deixado de lado ou fez apenas aparições discretas nos programas de rádio e TV de seus aliados nos Estados.
Já na propaganda dos candidatos da base do governo federal, o presidente Lula foi a principal estrela, e muitos também mostraram a candidata a presidente Dilma Rousseff.
Serra não teve sua imagem mostrada nem seu nome citado nas propagandas dos candidatos a governador Yeda Crusius (PSDB-RS), Joaquim Roriz (PSC-DF), Marcos Cals (PSDB-CE), Paulo Souto (DEM-BA) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN).
Em Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB) só mostrou imagens do tucano no programa da noite. Durante o dia deve estar proibida a imagm por causa das crianças.
O início da propaganda na TV coincide com o momento em que Serra aparece atrás de Dilma em todas as pesquisas, de todos os institutos. Serra contava com o apoio nos Estados para reverter a vantagem da adversária.
Em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país, Dilma chegou a falar três vezes nos programas dos aliados, inclusive pedindo voto para Hélio Costa (PMDB).
Serra ficou em clara desvantagem. Nos programas dos tucanos Aécio Neves, para o Senado, e Antonio Anastasia, para o governo, Serra não fala nem é citado. Mas a imagem dele aparece.
No de Anastasia, Serra é visto de relance em quatro ocasiões. Em apenas uma Serra está em primeiro plano. Em outra está de costas. Devem pensar que é melhor assim para não ver o rosto do candidato a presidente mais rejeitado.O Dilmasia tá funcionando.
Em São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin não mostrou a imagem de Serra na TV e só citou duas vezes o nome do presidenciável. A vingança de Alckmin, Dilmin vem aí.
Na TV, Mercadante exibiu depoimento de Lula. Em sua fala, Mercadante colou sua candidatura ao governo Lula, colocando-se como participante das realizações federais.
No Paraná, um dos poucos estados que Serra está a frente nas pesquisas, o programa da tarde de Beto Richa (PSDB) só mostrou Serra em imagens de campanha. Mas, no programa da noite, exibiu depoimento do presidenciável.
No Ceará, nem o nome nem a imagem de Serra apareceram no programa de Cals e do candidato tucano ao Senado, Tasso Jereissati. A fuga a jato de Tasso da imagemde Serra.
No Rio Grande do Norte, o apoio de Serra foi usado contra a candidata ao governo Rosalba Ciarlini (DEM). O atual governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira (PSB) usou parte de seu programa de rádio para ressaltar que a candidata do DEM é apoiada por Serra, no rádio não dá para mostrar a imagem de Serra.
Os candidatos demotucanos estão achando que Serra tira votos, e estão escondendo a sua figura, nos materiais impressos também, adesivos, outdoor, cartazes, é raro encontrar o candidato local ao lado de Serra.
Celso Jardim
.m .
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista