16/10/2010
O resultado do Datafolha não é igual e tem a ver com a militância
Blog do Rovai - 16 de outubro de 2010 às 2:44

Ao contrário, leitores, ao contrário. Ele mede apenas dois pontos.
Mas no percurso entre esses dois pontos cuja distância é de uma semana, muita coisa aconteceu.
Serra cresceu sem parar na semana passada e o Datafolha acusou isso no sábado passado, quando registrou o mesmo resultado de hoje nos votos válidos, que agora é o que importa.
E Serra continuou crescendo até segunda-feira, quando praticamente empatou com Dilma nos trackings.
Depois Dilma voltou a crescer e o o tucano a cair. Agora o Datafolha, que foi às ruas na quinta e na sexta, apontou o mesmo resultado da semana passada.
Mas durante a semana houve uma inversão de tendência.
Ou seja, a campanha de Dilma acertou o tom quando entrou no debate das privatizações. Tom, aliás, que se iniciou no debate da Band no domingo, com Dilma indo pra cima de Serra.
E os trackings de hoje Dilma já mostraram Dilma com 55 e Serra com 45, uma diferença de 10 pontos. (Grifo do ContrapontoPIG)
Ainda há muita eleição pela frente. Mas em campanha inverter a tendência é algo fundamental.
E a campanha de Dilma conseguiu fazê-lo na hora certa.
Há méritos dos marqueteiros e da direção política, mas na opinião modesta deste blogueiro essa inversão de tendência se deve em muito aos milhões de brasileiros que assumiram a luta e foram disputar o voto para Dilma.
O que aconteceu nesta semana que está terminando em relação à militância de apoio a Dilma é algo inédito. Merece registro e um estudo de caso.
E pelo que já sei do que está programado para a semana que entra, acho que essa vai ser a campanha da militância. Ela vai ser mais determinante, por incrível que pareça, do que foi nas duas vitórias de Lula.
.
Eu estou na rua sem nada, aqui em Pernambuco jogaram acampanha para os áres, só que tem muita gente pedindo voto para Dilma sem um único planfleto, vomos vencer com a força do baca a boca.
ResponderExcluir