segunda-feira, 22 de março de 2010

Contraponto 1699 - Dia Mundial da Água


22/03/2010


Água poluída mata mais que violência no mundo, diz ONU

Rolex Dela Pena/Efe
Crianças tomam banho e lavam roupas em Manila, Filipinas

Do Opera Mundi - 22/03/2010 |

Daniella Cambaúva | Da Redação

A população mundial está poluindo os rios e oceanos com o despejo de milhões de toneladas de resíduos sólidos por dia, envenenando a vida marinha e espalhando doenças que matam milhões de pessoas todos os anos, alertou hoje (22) o relatório Água Doente, elaborado pelo Programa de Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês) da ONU (Organização das Nações Unidas).

“A quantidade de água suja significa que mais pessoas morrem hoje por causa da água poluída e contaminada do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras”, segundo o documento do Unep.

O relatório foi lançado para o Dia Mundial da Água, celebrado desde 1993 no dia 22 de março. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a questão da escassez da substância e tentar encontrar soluções para o problema. Neste ano, o tema do dia é "água limpa para um mundo saudável".

O Unep afirmou também que dois milhões de toneladas de resíduos, que contaminam cerca de dois bilhões de toneladas de água diariamente, causaram “gigantescas zonas mortas”, sufocando recifes de corais e peixes. Esse resíduo é composto principalmente de esgoto, poluição industrial, pesticidas agrícolas e resíduos animais. A afirmação de que a água insalubre causa mais mortes do que todas as formas de violência foi reiterada pelo secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Segundo o relatório, a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade anualmente. Grande parte do despejo de resíduos acontece nos países em desenvolvimento, que lançam 90% da água de esgoto sem tratamento.

A diarréia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano. Além disso, segundo o relatório, "mais de metade dos leitos de hospital no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada."

O documento Água Doente recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos multimilionários para o tratamento de esgoto e também sugere a proteção de áreas de terras úmidas, que agem como processadores naturais do esgoto, e o uso de dejetos animais como fertilizantes.

"Se o mundo pretende sobreviver em um planeta de seis bilhões de pessoas, caminhando para mais de nove bilhões até 2050, precisamos nos tornar mais inteligentes sobre a administração de água de esgoto", disse o diretor da Unep, Achim Steiner, citado pela agência Reuters. "O esgoto está literalmente matando pessoas”, completou.

Desenvolvimento

Segundo dados da ONU, as crianças são bastante afetadas pelo problema. Cerca de 1,5 milhão com menos de cinco anos morre anualmente devido à falta de higiene e acesso a água potável. Em entrevista concedida à Rádio ONU, a especialista sobre água e saneamento Catarina de Albuquerque disse que o acesso a água potável é uma questão de direitos humanos com graves implicações para a saúde, educação e mesmo segurança pessoal das crianças. Ela disse também que sem acesso a água potável, milhões de crianças irão continuar morrendo todos os anos.

"O tema das comemorações deste ano do Dia Mundial da Água é a qualidade. E a qualidade tem um efeito negativo sobre a população em geral mas esse efeito é mais exacerbado nas crianças porque elas são mais vulneráveis" afirmou.

Quase 40% da população mundial, 2,6 bilhões de pessoas, não tem acesso a instalações sanitárias adequadas.

Entretanto, estima-se que quase seis bilhões de pessoas usam fontes seguras de água potável, representando 87% da população mundial, o que montra que “o planeta está no caminho certo para cumprir a Meta do Milênio sobre o acesso à água”. A conclusão é de do estudo "Progressos sobre Saneamento e Água Potável-2010", feito OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), divulgado no dia 15 de março deste ano.
..

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista