quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Contraponto 3245 - "Uma grande mudança: A regionalização na formação de doutores e mestres"

.
09/09/2010
Uma grande mudança:
A regionalização na formação de doutores e mestres


Blog do Favre - 09/09/2010 - 09:56h

O quadro é do jornal Valor. Um retrato de uma transformação revolucionária e silenciosa. Até 1999, universidades de 13 Estados brasileiros do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sejam públicas ou privadas, não tinham formado um único doutor. Dez anos depois a realidade é bem outra.

A redução da desigualdade na pós-graduação é uma marca. Foi necessário um operário metalúrgico sem diploma chegar à presidência do Brasil para registrar esse feito histórico. Hoje, só Acre e Roraima ainda estão fora da lista.

Em 10 anos, a formação de mestres e doutores no Centro-Oeste e no Norte cresceu mais de 600%. Um conjunto de políticas foram criadas nos últimos anos para fortalecer a pós-graduação em regiões desfavorecidas, priorizando linhas de pesquisas regionais e apoiadas em distribuição de bolsas de estudos. O programa Bolsa para Todos prevê que 100% dos doutorados das regiões Norte e Centro-Oeste e grande parte dos mestrandos recebam auxílio no curto prazo, informa Valor.

A desigualdade persiste entre as regiões mais ricas e o resto do país. Mas que passo gigantesco o que foi realizado!

O crescimento foi acompanhado de uma melhor distribuição regional, ainda muito perversa. Em 1999, 88% dos pesquisadores brasileiros saiam dos Estados do Sul, Sudeste e DF. Hoje, essas mesmas regiões representam 79%.

Um verdadeiro apelo para prosseguir no caminho empreendido e continuar mudando. Fazendo assim realidade o slogan do Brasil, um país de todos. LF

Doutorado_Valor


Doutorado_Valor

Para ampliar, clique na imagem com o botão direito do mouse e logo exibir imagem

Postado por Luis Favre
.

Um comentário :

  1. Oi,

    Acabei de ler seu blog. Muito bacana os textos. Como faço para falar com você sobre a Rede Mercadante? Gostaríamos de apoiar e divulgar seu blog na nossa rede.
    Escreva para mim no email blogosfera@mercadante13.com.br
    Abraço!
    Iza Freitas
    Assessoria de Imprensa – Novas Mídias
    Rede Mercadante
    www.redemercadante.com.br
    Twitter @_BelinhaFreitas

    ResponderExcluir

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista