segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Contraponto 3281 - "Serra se sai mal em debate e perde eleitores"

.
13/09/2010
Serra se sai mal em debate e perde eleitores


Cidadania - 13/09/10

Eduardo Guimarães

O debate entre os candidatos a presidente levado ao ar pela RedeTV! na noite de ontem teve um grande perdedor e uma grande surpresa. O perdedor foi José Serra e a surpresa ficou por conta de Dilma Rousseff.

A postura de Serra de usar o debate para acusar e insultar uma adversária que o vence por larga margem nas pesquisas foi mal recebida pelo público, como será demonstrado adiante, mas o prejuízo maior do tucano ocorreu quando ele respondeu a questão da jornalista da RedeTV! Patrícia Zorzan.

Abaixo, a transcrição da pergunta e, em seguida, da resposta:

Patrícia Zorzan – Candidato, o senhor tem criticado o presidente Lula com freqüência, dizendo que ele promoveu o inchaço da máquina pública, o aparelhamento do Estado, que passou a mão na cabeça de políticos acusados de corrupção e que, também, foi contra os direitos humanos quando se aproximou do presidente do Irã e quando criticou os presos políticos de Cuba. Em compensação, o senhor usou a imagem do presidente no horário eleitoral gratuito dizendo que ele era um homem de experiência, de história, fazendo uma clara comparação com a sua própria biografia.

Enfim, na avaliação do senhor, quem é o presidente Lula, um estadista ou um mau presidente?

José Serra – Olha, o Lula é o presidente da República, atualmente. É um personagem muito importante no cenário político e no cenário eleitoral brasileiro. Aliás, ele mesmo se jogou, está se jogando de corpo e alma na eleição. Escolheu uma candidata e está se jogando de corpo e alma na eleição. É um fato político a atuação, a presença do presidente Lula.

Eu não sou – e nunca fui – de ter… Considerar oposição… Eh… Como inimiga, e nem fui, nunca, da estratégia do quanto pior, melhor – que, aliás, sempre foi uma especialidade… eh… do PT, em toda a sua história.

Agora, tem sentido se tem o Lula, normalmente. É um homem que tem experiência…. Eh… É um homem que, que viveu bastante – não é? Que tem história… Eh… Que… Eh… Disputou muitas eleições… Fez-se o parelelo comigo mesmo, que também fiz isso. Eu não fiz um juízo de valor a respeito do Lula. Isso foram cinco segundos… Eh… Exatamente. A partir daí, se criou doutrina de que o Lula tava todo dia no meu programa…

Poderia até estar, se fosse necessário. Mas eu não creio que seria o caso.

No… Ainda mais, a meu respeito… Eh… Eu tenho uma vida que é conhecida, né? Aquilo que eu fiz é conhecido. Eu não preciso que ninguém venha dizer o que eu fiz ou esconder o que eu deixei de fazer. Nenhuma… Eh… Momento da minha vida está guardado ou escondido…

Já a surpresa do evento ficou por conta de Dilma. Impressionou a forma como ela evoluiu. A resposta que deu ao adversário tucano, chamando-o de caluniador, ou quando, convidada por Plínio de Arruda Sampaio a fazer um pacto com ele sobre a Educação, respondeu que se tivesse que fazer algum pacto não seria com o adversário, mas com a população, foram pontos que revelaram um progresso impressionante da petista em relação aos primeiros debates dos quais participou.

Como evidência do grande prejuízo que Serra colheu do debate, basta reproduzir dados veiculados em matéria da Folha de São Paulo de hoje que dão conta do resultado de pesquisa qualitativa feita pela emissora com uma platéia de 25 eleitores indecisos durante o desenrolar do programa.

Dilma começou o debate com quatro eleitores e terminou com dez; Serra, começou com quatro e terminou com três. O que provocou resultado tão ruim para ele pode ter sido a resposta que deu à questão do uso da imagem de Lula em seu programa.

Se o efeito dessa pesquisa qualitativa se reproduzir no eleitorado em geral, não será surpresa se o candidato tucano vier a perder para Marina Silva a segunda colocação no pleito. Até porque, a distância entre eles se reduziu drasticamente, nas últimas semanas.

*

Assista, abaixo, ao bloco do debate em que Serra teve o seu pior momento. Em seguida, leia a matéria da Folha de São Paulo que reproduz o resultado de pesquisa qualitativa da RedeTV! que detectou o mau desempenho do tucano.


*

Folha de São Paulo, 13 de setembro de 2010

Marina se sai melhor, mas Dilma conquista mais votos

Eleitores deram notas em tempo real para os candidatos

Dilma foi mal avaliada ao falar de saneamento e do neto Gabriel; caso da Receita não foi bem visto pelos eleitores

DE SÃO PAULO

Na opinião de um grupo de 25 eleitores que avaliou o debate em tempo real, Marina Silva (PV) se saiu melhor, seguida de perto por Dilma Rousseff (PT). Já Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) recebeu a pior avaliação.

Dilma, porém, foi quem conquistou mais votos: ela começou o debate com 4 eleitores e terminou com 10.

O grupo foi recrutado a pedido da Folha e da RedeTV! pela empresa Interativa, que opera o sistema “view facts”. Durante o debate, os eleitores deram notas de 0 a 100 para as respostas de cada candidato.

Além de avaliar cada candidato, a pesquisa serviu para mostrar que os eleitores rejeitam os ataques entre os candidatos e as menções à vida pessoal, como a citação de Dilma a seu neto Gabriel.

Marina foi a melhor para 10 eleitores, e Dilma, para 9. Plínio foi o pior para 13. O debate serviu para definir votos: os indecisos eram 14 antes do embate, mas, ao final, restava apenas um.

José Serra (PSDB), que foi o melhor para só duas pessoas, perdeu um de seus eleitores: tinha 4 e acabou com 3. Plínio, que começou sem nenhum eleitor, acabou com 4.

No primeiro bloco, que já começou quente, Marina teve o melhor desempenho, segundo 9 pessoas.

No segundo, Dilma foi a mais bem avaliada (8 indicações). A dureza com que Dilma rebateu acusações sobre a quebra de sigilo foi bem recebida. O grupo não avaliou bem as declarações de Serra sobre o tema.

O terceiro bloco, quando Dilma e Serra se atacaram diretamente, não foi bem avaliado -a troca de farpas entre a petista e o tucano teve média abaixo de 60 no “índice de gostabilidade”: “Eles estão lavando roupa suja”, disse um avaliador.

Os vencedores do bloco foram Marina (7 indicações) e Plínio (6). Plínio se destacou ao ironizar a compra de navios pela Petrobras e a “Bolsa Banqueiro”, e Marina, ao falar de desastres naturais.

No quarto bloco, Dilma e Serra empataram: 7 menções cada um. A petista e Serra venceram o quinto bloco.

O pior momento de Dilma em todo o debate ocorreu quando ela disse que pretendia continuar o que o governo Lula fez em saneamento.

As considerações finais foram mal recebidas quando os candidatos trataram de assuntos pessoais e bem avaliadas quando tratavam de temas nacionais.

Dilma, quando falou do neto Gabriel, teve avaliação média abaixo de 50. Seu desempenho melhorou quando começou a falar sobre o país.

A fala de Marina sobre segundo turno e sobre ética chegou a ter média de 75.

Ao pedir votos para outros candidatos de seu partido, Plínio fez sua avaliação cair de 60 para abaixo de 50. A fala de Serra, mais propositiva, foi bem recebida, com índice perto de 65.

(UIRÁ MACHADO)

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista