quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Contraponto 3309 - Le Monde celebra o Brasil

.
16/09/2010

Le Monde celebra o Brasil


Do Nassif
Enviado por luisnassif, qui, 16/09/2010 - 09:25

Por Henrique

BRASIL/ ELEIÇÕES - Artigo publicado em 13 de Setembro de 2010 - Atualizado em 16 de Setembro de 2010
'Le Monde' diz em suplemento que o Brasil é um gigante que se impõeDetalhe da capa do suplemento do 'Le Monde' sobre o Brasil.Detalhe da capa do suplemento do 'Le Monde' sobre o Brasil.ReproduçãoElcio Ramalho -Rádio França Internacional

Com o título "O gigante se impõe", jornal francês Le Monde fala da reta final da campanha eleitoral no Brasil e faz um balanço das transformaçoes alcançadas em 25 anos de democracia.
ublicação especial do Le Monde começa com um perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. São seis páginas com sua trajetória política e frases marcantes. A de maior destaque : "Nenhum integrante foi excluído da sociedade: eis a minha maior herança".

Ao apresentar os três principais candidatos à sucessão de Lula, o jornal chama José Serra de "eterno opositor", Marina Silva de "ex-discípula de Lula" e Dilma Roussef de "a eleita" pelo presidente.

Para explicar ao povo francês o que chamou de ascensão incrível do Brasil, Le Monde dividiu a série em três capítulos. No primeiro, faz um balanço dos 25 anos da democracia do país. Em diferentes artigos, cita as relações diplomáticas, a prática viciada dos parlamentares de Brasília, o risco do superaquecimento da economia e as descobertas das imensas reservas de petróleo do pré-sal.

O jonal chega à conclusão de que, se do ponto de vista econômico o Brasil virou um ator indispensável, no cenário internacional ainda busca seu lugar ao sol. Le Monde também destaca que as amizades inconvenientes, como a do Irã, podem comprometer a candidatura do país a membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Em outros dois capítulos chamados de "Viagem em um país-continental e "Uma terra de inovações", o diário francês propõe várias leituras de um país cheio de contrastes. O luxo e a miséria de São Paulo, o utopismo de Brasília e os desafios de indígenas da Amazônia diante da modernização. O fenômeno dos evangélicos, um perfil de jovens das favelas, festas populares e os artistas contemporâneos também foram temas de artigos.

Para finalizar a publicação especial, Le Monde fez uma coletânea de documentos históricos. Ali estão trechos da carta de Pero Vaz de Caminha e de obras de Gilberto Freyre, Claude Levy-Strauss e Stefan Zweigg, autor do livro: "Brasil, o país do futuro
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista