24/11/2010
Lula coloca reforma política em pauta para 2011
e prefere Constituinte exclusiva
e prefere Constituinte exclusiva
Amigos do Presidente - Zé Augusto - quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Na entrevista aos blogueiros no Palácio do Planalto, o Presidente Lula adiantou algumas prioridades para 2011, após deixar o governo, e que fará parte de nossa agenda de embates na blogosfera.
Disse que, num primeiro momento, precisará "desencarnar" da Presidência, e fará uma "quarentena", descansando.
Como líder político, fora das amarras do cargo da presidência, pretende dedicar a destravar a reforma política, pois é um problema nacional e dos partidos, por isso nada tem a ver com ingerência no governo Dilma.
O Presidente disse que a reforma tem que sair, não pode esperar mais, porque não dá para moralizar a política continuando com esse sistema de financiamento privado de campanha. Ele reafirmou sua posição em favor do financiamento exclusivamente público, com cada partido tendo sua verba, e se virando com ela.
Lula disse que se engajará na reforma política, começando por mobilizar seu partido, o PT, e debater com os partidos aliados de esquerda, que ainda resistem às propostas apresentadas durante seu governo.
Ele disse preferir uma Constituinte exclusiva, à parte do Congresso Nacional para executar essa reforma.
A constituinte exclusiva evita que os interesses de curto prazo de um mandato de cada parlamentar sobreponha aos interesses permanentes da nação.
Este blogueiro lembrou que agora é possível que até líderes oposicionistas que ficaram sem mandato, venham a se interessar por uma Constituinte exclusiva, da qual poderiam participar e voltar a exercer protagonismo político. O encolhimento da oposição no Congresso também tira um pouco do interesse dela em travar esse debate no parlamento.
Esclarecer o Mensalão
Essa preocupação com financiamento de campanha voltou a ser comentada indiretamente nos bastidores, após a transmissão ser encerrada. Enquanto tirava fotos com os blogueiros, no fim do encontro, o presidente comentou que se empenhará em esclarecer o que foi fato e o que foi versão no chamado "mensalão", pois essa história foi muito mal contada.
Blogs combativos contra golpes também podem ser combativos por reformas
Os blogs ativistas cresceram e apareceram fazendo o contraponto combativo às tentativas de golpear o governo Lula pela antiga imprensa, e foram eficientes neste papel, tornando-se fontes e referências de informação para muitas pessoas, ganhando audiência e influência. Também podem exercer este mesmo papel e serem combativos para fazer o contraponto nas reformas e políticas públicas, que enfrentam resistência de conservadores e da mesma imprensa antiga, para ficar tudo como está. Será uma de nossas pautas para 2011.
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista