segunda-feira, 23 de abril de 2012

Contraponto 7952 - " Política social do Brasil é modelo diz ministro britânico"



Por Cafu

As políticas sociais do Brasil são um modelo para o mundo e há muito a que se aprender com o Brasil. Quem diz isso é o Ministro do Desenvolvimento Internacional da Grã-Betanha, Andrew Mitchell.

De O Globo

Parceria para acabar com a miséria

ANDREW MITCHELL

Uma em cada cinco pessoas do planeta ainda passa fome e milhões de mulheres morrem durante o parto. Isso é inaceitável. O governo de coalizão do Reino Unido possui um Ministério para o Desenvolvimento Internacional, focado na atenção às populações mais pobres de outros países, o qual tenho a responsabilidade de liderar. Entendemos que, para combater eficazmente problemas sérios como a pobreza e a fome, é preciso trabalhar com novos parceiros e utilizar novas abordagens.

p>Tive a honra de visitar o Brasil na última semana e de conhecer projetos brasileiros que deram certo na atenção a populações pobres. Vi como políticas firmes e a atuação dedicada do setor privado podem criar empregos e gerar renda. E como cidadãos pobres podem usar a criatividade para melhorar suas vidas.

Há muito a se aprender com o Brasil. O país reduziu a pobreza cinco vezes mais rápido do que a China e dez vezes mais rápido do que a Índia. Esse é um resultado fantástico. Obviamente, os brasileiros sabem que ainda há muito a se fazer - e o programa da presidente Dilma Rousseff Brasil sem Miséria assume o compromisso de terminar essa tarefa. Acredito, no entanto, que os brasileiros possuem um grande interesse em compartilhar conhecimentos para ajudar a combater a pobreza em outras regiões do mundo.

Em primeiro lugar, estamos todos interconectados atualmente. A recessão global afeta a todos e os motores do crescimento estão espalhados por diversos lugares do mundo. Em segundo, o Brasil ganhará mais respeito esucesso na arena internacional se for reconhecido por sua contribuição para a redução da pobreza global. Em terceiro, o Brasil já mostrou que fazer a diferença não custa tanto. O investimento financeiro em programas como o Fome Zero foi recompensado com economias locais mais fortes e melhores expectativas para os jovens.

Então, por que o Brasil deveria trabalhar com o Reino Unido? Para aliar a abordagem inovadora do país à parceria de muitos anos do Reino Unido com países em desenvolvimento. Por exemplo, desde 2010, trabalhamos em parceria com a Embrapa para adaptar sua experiência em agricultura às necessidades de fazendeiros africanos. Esse "mercado agrícola" já alcança nove países da África e está pronto para ser expandido. E vamos facilitar a adaptação de abordagens brasileiras na agricultura e na segurança alimentar para sete países, incluindo Gana e Moçambique. Além disso, o Reino Unido é aliado do Brasil para levar a experiência do Bolsa Família ao Quênia. O investimento brasileiro já está mudando a vida de milhares de pessoas na África.

Durante minha missão, busquei incentivar um papel ainda mais importante para o Brasil na luta contra a pobreza - além da conquista da paz e da prosperidade. O trabalho de parceria permite que Brasil e Reino Unido estejam na vanguarda de uma nova fase da cooperação para o desenvolvimento. Um mundo sem miséria é possível.

ANDREW MITCHELL é ministro para o Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista