quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Contraponto 1481 - "EUA mandam presos políticos de Guantánamo para Espanha e Albânia"

.
25/02/2010

"EUA mandam presos políticos de Guantánamo para Espanha e Albânia"

O Outro lado da notícia - Postado em 25 de fevereiro de 2010 por osvaldobertolino

Quatro presos políticos liberados da prisão americana de Guantánamo, em Cuba, chegaram na quarta-feira à Europa, onde foram recebidos para a Albânia e a Espanha, segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Os três que foram recebidos na Albânia são do Norte da África: Saleh Bin Hadi Asasi, da Tunísia; Sharif Fati Ali al-Mishad, do Egito; e Abdul Rauf Omar Mohammad Abu al-Qusin da Líbia. O quarto, que se tornou o primeiro enviado à Espanha, não teve a identidade revelada pelos EUA, mas foi confirmado que ele é oriundo dos territórios palestinos.

O governo espanhol havia aceitado receber cinco presos no ano passado, como forma de colaborar com os planos do presidente americano Barack Obama de fechar a prisão de Guantánamo. O ministro do Interior espanhol, Alfredo Rubalcaba, disse que os dois governos manterão contato para decidir como lidar com o ex-detento que já está em território espanhol, e afirmou que ele receberá um lugar para morar e será autorizado a trabalhar. A Albânia, aliada dos EUA e membro da Organização do Atlântico Norte desde o ano passado, informou que já recebeu ao todo 11 presos políticos, entre eles cinco chineses da etnia uighur. A decisão irritou a China, que enfrenta rebeldes uighures dentro do país.

O Departamento de Justiça afirmou que trabalhou em conjunto com a Albânia e a Espanha para garantir as medidas de segurança necessárias à transferência dos quatro presos políticos. Portugal foi o primeiro país a apoiar publicamente um plano da União Europeia para oferecer asilo a ex-presos de Guantánamo. A Itália também se comprometeu a receber ex-presos políticos. Em junho do ano passado, uma resolução da UE decidiu que os presos serão acolhidos de acordo com análises caso a caso.

Ainda há 188 presos políticos em Guantánamo.

Com agências
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista