quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Contraponto 986 - Sucesso no leilão de energia eólica


16/12/2009
Sucesso de leilão de energia eólica deve triplicar capacidade
brasileira no setor

Blog do Planalto - 16/12/2009

Assim que saiu o resultado do leilão de energia eólica, realizado na segunda-feira (14/12) em São Paulo, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, fez questão de contar a boa nova à ministra Dilma Roussef (Casa Civil), que chefia a delegação brasileira na reunião da ONU sobre clima (COP 15) em Copenhague (Dinamarca). E não era para menos: o leilão foi histórico para o Brasil, devendo triplicar a capacidade eólica do País até 2012.




Outro detalhe importante, o preço da energia. Foram contratados 1.805,7 MW a um preço médio de venda de R$ 148,39/MWh. Com o leilão, será viabilizada a construção de 71 empreendimentos de geração eólica em cinco estados das regiões Nordeste e Sul.

“Esse leilão mostra que a diferença de preço entre as fontes eólica e térmica vem se aproximando e hoje é pequena, e, além disso, que a energia gerada através dos ventos é uma alternativa interessante, do ponto de vista econômico e ambiental, como complementação à geração hidrelétrica”, destacou Tolmasquim.

A capacidade brasileira de geração de energia eólica é de 143 GW, segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro. Foi a energia que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Em 2004, o País tinha 22 MW de energia eólica instalada, hoje são mais de 600 MW e ao final de 2010 espera-se ter cerca de 1,5 GW.

Artigos relacionados

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista