quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Contraponto 1044 - "Lula, homem do ano do Le Monde"


24/12/2009
Lula, homem do ano do Le Monde


Nassif - 24/12/2009 - 09:43

Por Fabio

Nassif,

Lula é o homem do ano de 2009 para o Le Monde. Segue link com o editorial, em francês:

http://www.lemonde.fr/opinions/article/2009/12/24/lula-l-homme-de-l-annee-2009-par-eric-fottorino_1284552_3232.html
Por Reinaldo

“Lula, l’homme de l’année 2009, par Eric Fottorino

Pela primeira vez na sua história, o “Le Monde” decidiu nomear a PERSONALIDADE do ano.

“Sua personalidade” do ano.

O exercício pode parecer arriscado ou banal. Quem distinguir? Com que critérios? Em nome de que valores? Como a diferenciação entre grandes e prestigiados colegas estrangeiros, como a revista Time, que há muito já ultrapassou esse caminho, elegendo a sua “Personalidade do Ano”?

Nossas conversas têm destacado o que nos une sob a bandeira do Mundo. Desde os últimos sessenta e cinco anos, o título do nosso trabalho é um convite ao olhar global, optamos por uma pessoa cujo trabalho e reputação tomaram uma dimensão internacional.

Ansiosos para escapar das escolhas forçadas que poderiam trazer-nos para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (mas ele era mais humano, em 2008 do que em 2009).

Também foram excluídos os valores “negativos”, embora a sua ação é fundamental na nova configuração global: Vladimir Putin e a sua tentativa de reconstituir o império soviético; Mahmoud Ahmadinejad, cujas cada palavra e cada ação são uma ameaça ao Ocidente.

Desde a sua criação, o Le Monde, marcado pela mente analítica de seu fundador, Hubert Beuve-Méry, um jornal quer (re) construção, se não espero que veículo em seu caminho uma parte do positivismo Auguste Comte, pega o caso para os homens de boa vontade.

Portanto, para este primeiro compromisso, agora desejam renovar a cada ano, a nossa escolha por causa do coração e tem incidido sobre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido sob o simples nome de Lula.

Sentimos que por sua carreira singular do antigo sindicalista, para seu sucesso na condução de um país tão complexo como o Brasil, com sua preocupação com o desenvolvimento econômico, a luta contra as desigualdades e a defesa do ambiente, Lula mereceu bem … o mundo.

(A tradução é porca, eu sei… mas podem pedir a Fernando Henrique Cardoso que traduza o texto original… e somente depois corte os pulsos, de inveja!)

Abraços e boas festas,
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista