01/03/2010
"Lula quer discutir com Bachelet ações de ajuda ao Chile"
Paula Laboissière/Agência Brasil* | Brasília 01/03/2010
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (1) que quer discutir com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, ações de ajuda a serem enviadas ao país após o terremoto do último sábado (27).
Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele disse ainda não ter feito contato direto com a líder chilena por conta de problemas de comunicação provocados pelos tremores. “Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos solidários ao Chile, como estamos sendo solidários ao Haiti”, disse.
Leia também:
Chilenos ficaram surpresos com o poder de destruição do terremoto
Após criticar atuação de Bachelet frente aos saques, Piñera pede união nacional
Governo decreta toque de recolher em zonas atingidas pelo terremoto
Lula lembrou que o país vizinho é mais bem estruturado em relação a terremotos – com equipes de defesa civil melhor preparadas e construções mais resistentes aos tremores. “Mas, naquilo que for necessário, nós vamos ser solidários”, finalizou.
De acordo com o governo chileno, mais de 700 pessoas morreram em decorrência o terremoto, que chegou a atingir 8,8 graus na escala Richter.
Auxílio
Hoje, equipamentos médicos procedentes da Argentina chegaram ao Chile no primeiro envio de ajuda internacional após o terremoto. Trata-se de três hospitais de campanha da Argentina com equipamentos eletrógenos, duas unidades potabilizadoras, vacinas para hepatite A e telefones por satélite enviados sob a coordenação da Organização Pan-Americana da Saúde.
Já o governo do Japão anunciou que doará três milhões de dólares em ajuda humanitária de emergência ao Chile e a China anunciou a doação de um milhão. As autoridades japonesas também enviarão para o Chile equipamentos de primeira necessidade (barracas, geradores, purificadores de água), além de uma equipe médica para atender os feridos.
O Japão, país frequentemente afetado por terremotos, sempre ajuda as vítimas deste tipo de catástrofes em qualquer lugar do mundo. Em janeiro, Tóquio anunciou uma ajuda de 70 milhões de dólares para o Haiti, devastado por um terremoto de magnitude 7 no dia 12 de janeiro.
*Com informações da Agência Efe
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista